Modernidade e conservação de equipamentos são destaques em avaliação do MME na Subestação Rio Branco I, no Acre

Entre os dias 21 e 23 de janeiro, uma equipe da Secretaria Executiva do Ministério de Minas e Energia – formada por profissionais da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul – CEEE-GT e de outras regionais da Eletrobras Eletronorte estiveram no estado do Acre para Avaliar os sistemas de proteção da Subestação Rio Branco I, de responsabilidade da Eletrobras Eletronorte, com foco na segurança e confiabilidade, conforme prevê a Portaria Nº 576, de 31/10/2012, do Ministério de Minas e Energia.

Na reunião de abertura, onde foi apresentado e validado o Plano de Trabalho, Joaquim Beck, superintendente de Engenharia de Manutenção, destacou que o Protocolo de Avaliação do Sistema de Proteção é semelhante ao que já é praticado internacionalmente nas usinas de geração de energia nuclear.
Beck detalhou como é o procedimento para a realização da avaliação, explicando que no protocolo são formadas duas equipes: uma de avaliadores composta por profissionais especialistas da área de proteção/telecomunicação de uma única empresa e um representante da Academia e/ou centro especializado em energia elétrica; a outra equipe é formada por profissionais da empresa visitada, destacados para acompanhar os funcionários; é a chamada de equipe-espelho. “Já fizemos esse trabalho em Imperatriz, Iracema e agora iniciamos a realização dele em Porto Velho, Rio Branco, além de Vila do Conde, no Pará”, explicou.
O gerente da Regional do Acre, engenheiro José Luiz Loureiro Neves, saudou a equipe visitante e realizou uma apresentação sobre a Regional abordando as instalações físicas, equipamentos em uso, atividades desenvolvidas, características do quadro de funcionários e os indicadores de desempenho.
Avaliação positiva
Na reunião de encerramento, realizada no dia 23 de janeiro, foi apresentado o resultado da avaliação, na qual a equipe da CEEE-GT destacou em sua conclusão que: “A subestação Rio Branco 1, no que se refere aos equipamentos de responsabilidade da Eletrobras Eletronorte e da RBTE, está, de forma geral, em muito boas condições. Destacam-se a modernidade e a conservação dos equipamentos, as identificações na instalação, a organização dos diagramas na subestação, a limpeza de todos os ambientes e instalações e os aspectos de segurança. Também cabe destaque ao processo de planejamento dos serviços das equipes de manutenção no que se refere aos aspectos de segurança pessoal e do sistema’’.
Foram identificadas 35 recomendações e oportunidades de melhoria que qualificarão ainda mais os sistemas da instalação, os processos de intervenção, manutenção e a gestão desses processos.
Beck aproveitou a oportunidade para agradecer a colaboração das equipes: “Quero agradecer a todos que participaram dos trabalhos realizados para a aplicação do protocolo’’.
Para o gerente regional José Luiz Loureiro Neves, “o resultado positivo do Relatório Final da Avaliação é motivo de muito orgulho para a Regional do Acre e também um mérito das equipes de operação e manutenção do sistema elétrico do Estado do Acre que vêm demonstrando um excelente desempenho em seus processos.’’
(Da Regional do Acre, por Thiago Fialho dos Santos)

Sem comentários