Inclusão digital e cursos profissionalizantes promovem capacitação em Tucuruí

A parceria da Eletrobras Eletronorte com o Senai na oferta de cursos de capacitação e qualificação, desde 2005, traz excelentes resultados para a comunidade de Tucuruí, no estado do Pará. Até 2013, 2.446 pessoas passaram pelo Centro de Inclusão Digital e pelos cursos profissionalizantes. Na área de informática, a modalidade mais procurada é a de operador de computador que qualificou 119 pessoas, em 2013. Entre os profissionalizantes – assistente de almoxarifado, mecânico de automóveis, diesel e gasolina, padeiro industrial, secretariado e costureiro industrial – o mais procurado, no último ano, foi o de mecânico, com a formação de 107 participantes.

Os cursos têm em média 160h de duração com três turnos de aulas diariamente, cada turma com capacidade para 20 alunos. O público-alvo são estudantes e pessoas que buscam uma melhor qualificação. Ministrante do curso de costureiro industrial, Alice Moraes finalizou as atividades satisfeita com os resultados obtidos. “Foi um bom curso porque tivemos a oportunidade de ensinar. Começamos com pessoas que não sabiam nada de costura e hoje posso dizer que temos boas e excelentes profissionais capacitadas para o mercado”, disse.

Neyliane de Oliveira foi uma das alunas que entrou no curso com pouca experiência e agora já pretende ajudar a mãe no futuro atelier da família. “Tinha pouca experiência com costura, mas não tive grandes dificuldades para aprender. Tivemos uma ótima professora e agora pretendo ajudar minha mãe trabalhando no atelier que terá uma produção parecida com essa”, afirmou Neyliane.

Sem comentários