Procel Educação no Maranhão é destaque em publicação

No Maranhão, os excelentes resultados obtidos pelo Procel Educação foram manchete nacional. A edição do Jornal Mundo Jovem, deste mês de junho, traz a matéria ‘’Economizar energia é preservar o meio ambiente’’, com o trabalho que está sendo desenvolvido no município de Barra do Corda. São 10 escolas participantes do programa, com destaque para a Unidade Integrada Maria Safira da Silva, pelo excelente trabalho que está realizando em toda a escola com o corpo docente, discente e familiares.

E essa não é a primeira vez que o Procel Educação é destaque na mídia nacional. A cidade de Timon foi eleita por duas vezes consecutivas, em 2010 e 2011, pelo Instituto Brasileiro de Assistência aos Municípios-IBAM, como a cidade mais eficiente em energia elétrica na categoria Procel Educação. Timon faz parte da lista de 941 cidades brasileiras que já descobriram como economizar dinheiro, e de maneira sustentável, por meio da Rede Cidades Eficientes – RCE, uma das linhas de trabalho do Procel GEM (Gestão Energética Municipal), fruto da parceria entre a Eletrobras e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam). Segundo a Eletrobras/Procel, os municípios que aderiram ao projeto podem reduzir em até 20% o gasto com energia elétrica.

Para o coordenador do Programa no Estado, Arthur Quirino Neto, é muito gratificante ver, mais uma vez, uma cidade do Maranhão se destacar. “Sabemos que somos uma gota d’água no oceano. Mas quando cada um faz a sua parte em prol da preservação do meio ambiente e proporciona uma melhor qualidade de vida à sociedade com o seu trabalho, tem o melhor reconhecimento”. Arthur conta que para ele não tem dia, nem horário e nem distância. “O importante é compartilhar o conhecimento quanto ao uso racional da energia e da água, na preservação do meio ambiente”.

No Maranhão, o Procel Educação já foi implantado em São Luís, São José de Ribamar, Miranda do Norte, Itapecuru-Mirim, Matões do Norte, Peritoró, Timon, Presidente Dutra, Coelho Neto e Imperatriz. Agora o trabalho está sendo desenvolvido em Caxias, Aldeias Altas, Barra do Corda, Codó e Santa Inês, chegando a quase 400 escolas municipais beneficiadas com o programa.

Procel

O Procel Educacional envolve professores de todas as disciplinas aplicadas nas escolas. As ações do programa incluem sensibilização de gestores escolares, capacitação de professores, realização de atividades lúdico-pedagógicas e medição do consumo de energia nas escolas e residências dos estudantes, com todo o material didático doado pela Eletrobras Eletronorte e Eletrobras.

 Saiba mais em http://www.mundojovem.com.br/edicoes/447-junho-2014-o-futebol-nosso-de-cada-dia

Sem comentários