Eletrobras Eletronorte realiza Workshop de monitoramento de unidades geradoras

A Eletrobras Eletronorte encerrou nesta quinta-feira (23) o I Workshop de Monitoramento e Diagnóstico de Máquinas Hidráulicas, que reuniu cerca de 80 profissionais das Empresas Eletrobras para trocar experiências e conhecimentos, integrando as melhores práticas.

O evento foi realizado em na Usina Hidrelétrica Tucuruí e, desde a abertura na terça-feira, 21, foram 23 trabalhos técnicos apresentados abordando diversas práticas sobre monitoramento de unidades geradoras e inovação na gestão da engenharia de manutenção.

O Workshop teve ainda três mesas redondas para a discussão de temas como Sistemas de Monitoramento de Vibração como base para tomada de decisão em relação à parada de máquina para manutenção; Como avaliar os custos evitados com a decisão de investir em sistema de monitoramento; e a missão da engenharia de manutenção na geração hidráulica dentro da Eletrobras Eletronorte.

10357127_523597931116870_7810910121154355507_n

Umberto Gomes Carneiro, representante da Chesf no Workshop, parabenizou a iniciativa da Eletronorte em reunir as principais empresas de energia para debater o assunto. “Uma iniciativa louvável. Estamos aqui com as mais importantes empresas de energia do país, discutindo assuntos específicos e técnicos que têm como desdobramento a melhoria no fornecimento de energia que garanta o desenvolvimento do País.”, destaca Umberto.

Furnas esteve representada por Alexandre Rodrigues, que ressaltou a troca de experiências entre as empresas do grupo Eletrobras como ponto positivo do encontro. “Quando você restringe o encontro ao grupo Eletrobras, vejo que os problemas são muito similares e o intercâmbio das informações vem com mais facilidade. Minha sugestão é que esse evento ganhe uma notoriedade no calendário de eventos da Empresa, com novas edições porque temos que nos reunir e discutir sempre esse ponto de monitoramento”, avalia Alexandre.

Mais energia de qualidade

Após a apresentação dos trabalhos e debates das mesas redondas, os superintendentes de Engenharia da Geração e de Geração Hidráulica encerraram o Workshop destacando a importância do encontro e o compromisso assumido nos debates.

Para o superintendente de Engenharia da Geração, Arnaldo Lopes, aproximar as empresas foi um passo importante para melhorar a prestação de serviços. “Acredito que esse Workshop foi apenas o primeiro passo para suprirmos essa necessidade que temos de estreitar relações entre as empresas que reunimos aqui para a resolução de problemas que são semelhantes. Discutimos ideias, práticas e experiências e para nós isso é fundamental, não para discutir o que é certo e errado em relação ao monitoramento, mas sim o caminho para otimizar as horas de operação, sempre mantendo a segurança no processo de geração de energia elétrica”.

10612922_524501837693146_5908249821257588497_nO superintendente de Geração Hidráulica, Antonio Augusto Bechara Pardauil, encerrou o encontro lembrando que muitos produtos poderão sair desse primeiro encontro. “Os trabalhos e discussões que tivemos aqui são o diferencial desse Workshop, que começou com foco no processo de monitoramento, mas se expande para o processo de geração como um todo. Nesse momento é importante compartilharmos ideias, experiências e inovações, para assim cumprirmos nossa missão que é ofertar energia de qualidade para o País. E que a gente possa continuar contribuindo com no fortalecimento da nossa Empresa e das Empresas Eletrobras, porque quem ganha na realidade é a sociedade com um serviço publico eficiente e de qualidade”, finalizou Pardauil.

Agência Eletronorte, por Marcelo Leite (Tucuruí)

Um comentário