Eletronorte premia inovadores

No momento em que empresas do setor elétrico brasileiro se colocam entre as que mais investem em pesquisa e desenvolvimento (P&D), e inovação tecnológica, a Eletronorte promove na Usina Hidrelétrica Tucuruí, no Pará, a V Semana do Conhecimento e Inovação – Seci. O evento, que congrega outras quatro atividades – o VII Prêmio Muiraquitã de Inovação Tecnológica; o XVII Painel Integrado da Qualidade – PIQ; a VII Feira de Inovação Tecnológica – FIT; e o II Seminário Integrado de Tecnologia da Informação e Telecomunicações- Sititec -, tem o objetivo de integrar as atividades inovadoras, compartilhando o conhecimento e disseminando as melhores práticas empresariais, além de estimular a busca de melhorias na gestão de processos, produtos e serviços.

 De 4 a 6 de novembro a V Seci terá a apresentação de 19 trabalhos inéditos e 19 já consolidados no PIQ, 46 concorrendo ao Prêmio Muiraquitã e sete de TI e Telecom. A premiação este ano chega a R$ 30 mil nas faixas ouro, prata e bronze. A participação das áreas que desenvolvem projetos de P&D e de inovação tecnológica, voltados para os setores de geração de transmissão de energia elétrica – próprios, ou da carteira de P&D da Aneel – estão resultando em significativas deduções fiscais.

Resultados

Em 2013 foi possível uma redução na contribuição social, cujo resultado impressiona: com a exclusão de 60% para a dedução de tributos de 39 projetos de P&D e inovação tecnológica foram economizados          R$ 3,05 milhões. “A busca da excelência na gestão e na qualidade dos processos e serviços na Eletronorte é extensa e repleta de programas, projetos e práticas que transformaram a Empresa, trouxeram conquistas relevantes e lhe projetaram no setor elétrico brasileiro. Dentre essas práticas, a Seci consolidou-se como evento que fomenta a melhoria continua e a inovação na Empresa, contribuindo sistematicamente para consolidação da cultura de inovação”, afirma o diretor-presidente da Eletronorte, Tito Cardoso.

Banner_HIDROCINETICAS_LayoutParques hidrelétricos hidrocinéticos fluviais

Um dia antes da V Semana Eletronorte do Conhecimento e Inovação – Seci, em 3/11, também em Tucuruí, a Eletronorte e Itaipu assinam acordo de cooperação técnica e lançam a pedra fundamental para a instalação de parques hidrelétricos hidrocinéticos fluviais.

As duas empresas vão conjugar esforços para o desenvolvimento da energia hidrocinética e exploração do potencial hidrocinético das águas brasileiras, com destaque para as situações de jusante de barragens. O desenvolvimento de projetos-pilotos de turbinas será realizado no Parque Tecnológico de Tucuruí.

A turbina hidrocinética, que converte a energia cinética dos rios em hidroeletricidade, não requer a construção de barragens, e tão pouco emite qualquer tipo de poluente. Para as comunidades isoladas, principalmente as ribeirinhas, a turbina hidrocinética se destaca pela tecnologia totalmente nacional, fácil fabricação, robustez e durabilidade, facilidades de manutenção, operação, transporte e instalação; além do custo competitivo quando comparado com alternativas de fontes de energia renováveis.

“O nosso projeto promoverá o avanço no domínio científico e tecnológico para a produção de energia, aproveitando o potencial hidrocinético como alternativa energética sustentável, contribuindo para a conservação do meio ambiente”, afirma o engenheiro Carmo Gonçalves, responsável pela tecnologia na Eletronorte.

Serviço

Evento: V Semana Eletrobras Eletronorte do Conhecimento e Inovação – Seci

Data: 04 a 06 de novembro de 2014, de 8h30 às 17h

Local: Complexo Cultural e Centro de Treinamento de Tucurui, na Vila Permanente; Rua São Paulo e Rua Tocantins, Tucuruí (PA)

Evento: I Seminário sobre Parques Hidrelétricos Hidrocinéticos Fluviais

Data: 03 de novembro, de 8h às 12h15, palestras e debates; e das14h às 17h40, cerimônia de lançamento da pedra fundamental  e assinatura do acordo de cooperação técnica Eletronorte/Itaipu

Local: Rodovia BR 422, km 13 – Usina Hidrelétrica Tucuruí, piso 4, sala de reunião da COU, Tucuruí (PA)

Informações:

http://agencia.eletronorte.gov.br/site/seci/

Telefones: (63) 3778-2513 – (61) 3429 6146

Agência Eletronorte, por Alexandre Accioly

Cabeçalho

Sem comentários