Cuiabá sedia Seminário Nacional de Equidade Gênero e Raça

Coordenado pela Eletrobras Eletronorte, evento tem ONU, UFMT e DIEESE entre as instituições participantes

Cuiabá sediará, nos dias 15 e 16 de abril, o seminário “Políticas de Ações Afirmativas: Desafios das Mulheres no mercado de Trabalho no Século XXI”. O evento, coordenado pela Eletrobras Eletronorte, integra o V Ciclo de Encontros Regionais para o Fortalecimento da Equidade de Gênero e Raça no Mundo do Trabalho.

O Ciclo de Encontros Regionais teve início em dezembro de 2008, por ocasião dos 60 anos de aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Na época, seis empresas – Banco do Brasil, Caixa, Eletrobras Eletronorte, Embrapa, Petrobras e Serpro – registraram em uma carta compromisso o reconhecimento de que a participação e valorização das mulheres no mercado de trabalho e a decisão de contribuir para a efetivação de um ambiente corporativo livre de qualquer forma de discriminação, contribuiu para que as empresas fossem cada vez mais inclusivas, estratégicas e competitivas. Nos anos seguintes, 2010 e 2012, as empresas – CPRM – Serviço Geológico do Brasil, Itaipu Binacional e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos passaram a fazer parte desse compromisso.

O seminário tem como foco debater políticas de ações afirmativas como uma das estratégias possíveis para a superação das desigualdades de gênero nos ambientes e relações de trabalho. Essas discussões serão aprofundadas em painéis que tratarão dos avanços e limites que se impõem à participação equitativa das mulheres no mercado de trabalho, um panorama dos ganhos já obtidos no âmbito das negociações coletivas e as perspectivas em termos de legislações e mecanismos amplos de negociação na direção da superação das desigualdades e das discriminações de gênero.

A sessão de abertura contará com palestra magna proferida pela ex-ministra da Secretaria de Políticas para a Igualdade Racial, Luiza Bairros. Entre os painelistas estão a coordenadora de Estudos e Desenvolvimento do DIEESE, Ângela Maria Schwengber, da secretária Nacional de Mulheres da CUT, Rosane Silva, da coordenadora de Extensão da Universidade Federal de Mato Grosso, Profa. Vera Lúcia Bertoline, da assessora técnica da Câmara Federal, Eneida Vinhaes Bello Dultra, do vice-presidente Jurídico dos Correios, Cleucio Santos Nunes, da secretária-adjunta da Secretaria de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica/ SPM, Neusa Tito, e da consultora da ONU Mulheres, Adriana Carvalho.

Serviço

O que: Seminário “Políticas de Ações Afirmativas: Desafios das Mulheres no mercado de Trabalho no Século XXI”

Quando: 15 e 16 de abril (quarta e quinta-feira), das 08h às 17h45.

Local: Auditório do Hotel Holiday Inn Express (Avenida Miguel Sutil, nº 2050 – Jardim Leblon, Cuiabá – MT, 78060-000)

Contato: (65) 9255 4712/ (65) 3317 7260 – Nágera Dourado – Assessoria de Imprensa Eletrobras Eletronorte – Regional Mato Grosso

programação - dia 15

 

programação - dia 16

Sem comentários