Sessão Especial discute UHE Marabá na Assembleia Legislativa do Pará

Diretores e superintendentes da Eletrobras Eletronorte participaram do debate e elogiaram a iniciativa

O presidente da Eletrobras Eletronorte Tito Cardoso, juntamente com o diretor de Engenharia, Adhemar Palocci, o superintendente do Meio Ambiente, Rubens Ghilardi, e o superintendente de Expansão da Geração, Luis Fernando Ruffato,  foram convidados pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará – ALEPA a participar de uma sessão especial referente à construção da Hidrelétrica de Marabá, no sudoeste do pará, com o objetivo de debater e esclarecer dúvidas sobre a construção da Usina.

O presidente da Empresa, Tito Cardoso Neto,  abriu a sessão ressaltando que a Eletrobras Eletonorte está de portas abertas. “A Empresa está trabalhando pelo desenvolvimento desse Pais. Estamos de portas abertas para atender a todos e esclarecer quaisquer dúvidas”.

A obra deve gerar, de imediato, dez mil postos de trabalho fixos e terá a execução com o prazo de finalização para aproximadamente 70 meses. Os estudos referentes ao projeto em Marabá já têm cerca de 43 anos. Segundo o superintendente de Expansão da Geração, Luis Fernando Ruffato, a Eletronorte estuda todo o tipo de energia e procura trabalhar com a máxima transparência. “Nós estamos fazendo os estudos que vão levar o governo a fazer um leilão de concessão. A sessão é importante para que possamos comunicar a população como acontece esse processo e o que pode ser feito na fase de estudo e na fase de leilão”.

De acordo com o superintendente do Meio Ambiente da Eletrobras Eletronorte, Rubens Ghilardi, o autor do requerimento para a sessão, deputado João Chamon, teve uma feliz iniciativa. “Nós da Empresa ficamos satisfeitos com o sucesso. Essas reuniões são uma prévia para as audiências públicas que irão ocorrer posteriormente. Uma sessão como essa, com a participação de todos, é sempre um debate a mais para avançar nesse processo democrático”.

A sessão ainda não é decisiva, mas é uma reunião na qual a população recebe novas informações, coloca seus posicionamentos e agrega novos contextos ao processo. Além dos representantes da Eletrobras Eletronorte, participaram da sessão deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores e comunidades indígenas e locais.

 Agência Eletronorte, por Yuuk Vieira (Belém, Pará)

Sem comentários