Prisma: Projeto Solução em Segurança e Medicina do Trabalho está em fase de validação dos Desenhos de Processos

Nesses dois últimos meses  as atividades do Projeto Prisma – Solução em Segurança e Medicina do Trabalho avançaram e hoje estão em fase de validação dos documentos de desenho de processos pelos usuários chave. Os processos de Gestão de EPI – Equipamento de Proteção Individual, Gestão de Perigos e Riscos, Gestão de Incidentes, Gestão de Periculosidade e Insalubridade, Gestão de Ergonomia, Gestão de PPP  – Perfil Profissiográfico Previdenciário, Auditoria e Inspeção e o IQVE – Índice de Qualidade de Vida e Estresse no Trabalho já foram validados.

“Todos os processos foram diagramados, documentados, apresentados para os usuários-chave  e sofreram os primeiros ajustes para melhor adequação dos processos à realidade da Empresa”, explica a gerente do projeto na Eletrobras Eletronorte, Adriana Saraiva.

Para fechamento da fase de Desenho da Solução, ainda existem definições de procedimentos organizacionais que podem impactar alguns dos documentos de processos já elaborados. Essas definições serão levadas para deliberação de lideranças da Eletrobras Eletronorte.

O gerente do projeto pela consultoria Vert, Guilherme Goulart, explica que assim que forem validados os desenhos dos processos será iniciada a fase de realização. “Nessa fase os desenhos serão transformados – customizados e desenvolvidos em sistema SAP pelos consultores da Vert. Ainda na fase de realização, serão feitos os testes e homologação da solução antes que seja colocada em produção”.

Multiplicadores 

Francisca de Lima_Maranhão_okNo encontro de formação de multiplicadores, que aconteceu em maio, foi apresentada uma visão geral do projeto, suas fases e atividades, bem como do módulo SAP EH&S – Segurança e Medicina do Trabalho. Os multiplicadores são empregados indicados pelas unidades regionais para colaborar com o projeto, auxiliando na comunicação entre os consultores SAP e usuários finais.

É importante ressaltar a diferença entre as várias figuras que prestam apoio ao projeto e suas atividades. O Multiplicador tem o papel de apoiar a Equipe do Projeto no que diz respeito a informação, comunicação e treinamento.  Já o Usuário Chave é considerado um empregado que detém conhecimento profundo do negócio, quanto aos processos de segurança, medicina do trabalho e qualidade de vida que serão trabalhados durante o projeto e que ajudarão a compor a solução (ferramenta SAP EH&S). Por fim, os Usuários de Apoio são empregados pertencentes às demais áreas diretamente afetadas pelos processos de segurança, medicina do trabalho e qualidade de vida (cadastro, treinamento, gestão de materiais, benefícios, TI, dentre outros), que subsidiarão eventualmente o desenvolvimento do projeto, sob demanda.

A empregada Francisca de Lima Melo, da Regional do Maranhão, é uma multiplicadora que tem a função de agente de mudança e levou conhecimentos para a sua Unidade. Para Francisca a iniciativa do Programa Prisma é positiva.  “O Programa unifica as informações, melhorando o trabalho corporativo. Ser multiplicadora é uma forma de contribuir para a melhoria dos processos e, consequentemente, a melhoria da Empresa”.

Agência Eletronorte, por Érica Neiva

Sem comentários