Eletrobras Eletronorte contra o Aedes aegypti

O Governo Federal está mobilizado para enfrentar o mosquito Aedes aegypti. Diariamente chegam novas informações sobre o aumento dos casos de microcefalia no País estar associado ao Zika vírus, uma doença que é transmitida pelo mosquito, que também transmite dengue e Chikungunya. Essa realidade reforça ainda mais a importância de eliminar os criadouros do mosquito.

Na última semana o Governo Federal deu início a uma mobilização dos órgãos da Administração Pública Federal, com rotinas de acompanhamento de ações de combate ao mosquito. A Eletrobras Eletronorte está atenta e também participa da Campanha, seja com disseminação de informações ou com ações específicas de combate ao mosquito.

Em carta ao Setor, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, convidou todos os agentes do setor energético-mineral a integrarem esse esforço e afirma: “O combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zyka e Chikungunya, é uma prioridade para todos nós, em nossas residências, escolas, e locais de trabalho ou de lazer. É fundamental que todos os brasileiros sejam protagonistas das ações de combate, sendo multiplicadores das informações de limpeza e prevenção”.

Na Sede da Empresa, em Brasília, foram feitas vistorias e divulgação de informações sobre a participação de cada um no combate ao mosquito. No terreno da 904 Sul, em Brasília, de propriedade da Eletronorte, foi realizada uma busca por focos, como telhas, calhas e recipientes. Em todas as unidades da Empresa estão sendo feitas ações de combate ao mosquito. Mande também a sua sugestão ou boa prática e participe! 

904sul

Tucuruí 

 _DSC0153Mesmo sem nenhum caso registrado das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, o município de Tucuruí está desenvolvendo uma intensa campanha de prevenção e combate ao mosquito, com visitas residenciais para eliminação de criadouros e a conscientização da população. A Superintendência de Geração Hidráulica, em conformidade com as orientações do Governo Federal, e em parceria com a Prefeitura Municipal de Tucuruí, também está na luta contra o Aedes aegypti.

Desde a segunda-feira, a equipe de Saneamento da Divisão de Ações Ambientais da Geração está nas ruas da Vila Permanente realizando tratamento com termonebulização em áreas específicas. “Vamos começar pelas áreas onde temos maior concentração de casas e moradores, mas nesta sexta-feira, com nosso mutirão de enfrentamento, chegaremos a todas as casas da Vila”, explicou a coordenadora das atividades de Saneamento na OGH.

Para atingir o maior número de casas e pessoas, a equipe de Saneamento da OGH contará com o apoio de Associações de Moradores da Vila e de Agentes Comunitários de Saúde do Departamento de Endemias da Prefeitura Municipal de Tucuruí, que já realiza atividades de combate ao mosquito em Tucuruí e falou sobre essa experiência para a equipe da OGH. “Nosso maior desafio é eliminar os muitos criadouros. Estamos indo nas casas e esperamos ter sucesso nessa luta e na conscientização de nossa população”, disse Rosete Simoni, do Departamento de Endemias.

Além dos moradores e residências da Vila Permanente, o mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti na Superintendência de Geração Hidráulica também chegará à Hidrelétrica Tucuruí, áreas administrativas e demais plantas da Superintendência, com a CIPA e equipes de meio ambiente realizando trabalhos de eliminação de criadouros do mosquito e conscientizando colaboradores.

_DSC0044

_DSC0099

Tocantins

Uma grande mobilização envolvendo todos os órgãos da administração pública federal está sendo feita desde o dia o dia 29 de janeiro com um único objetivo, eliminar o mosquito Aedes Aegypti.

Em todas as Empresas Eletrobras está sendo desenvolvida a “Campanha de Mobilização para o Enfrentamento do Aedes Aegypti” com foco eliminação de possíveis criadouros e sensibilização de toda força de trabalho para o combate ao mosquito. A campanha educativa esta sendo amplamente divulgada nas mídias da Eletronorte a exemplo da TV Eletrobras Eletronorte, Rádio Energia e nas Redes Sociais. Na Regional do Tocantins cartazes foram fixados em murais e as atividades práticas também estão acontecendo.

No escritório administrativo de Palmas, uma verdadeira faxina foi feita nos arredores do prédio. No pátio algumas garrafas plásticas e copos descartáveis foram encontrados, ainda sem sinais de larvas do mosquito, mas imediatamente foram recolhidos eliminando qualquer chance do mosquito se reproduzir. O mutirão de limpeza também aconteceu da Subestação de Miracema, onde as equipes estão atentas a qualquer sinal de água parada.

O dia “D” da campanha de mobilização esta sendo essa sexta-feira, 05. A data foi escolhida pela equipe de saúde para entrega de adesivos e para exibição de um vídeo mostrando atitudes simples que podem ajudar no combate ao Aedes.

Maranhão

No Maranhão, as equipes fizeram a limpeza de telhados, calhas e dedetização periódica em todas as áreas. Cartazes e materiais explicativos estão sendo disseminados na Regional e as ações continuam diariamente.

zika3

Belém 

Uma das principais preocupações da Eletrobras Eletronorte diz respeito à saúde e bem estar de seus empregados. Pensando nisso, periodicamente, a Empresa realiza em suas instalações a desinsetização, que é o controle de insetos como moscas, baratas, mosquitos, traças, e de aracnídeos como escorpiões, aranhas e carrapatos entre outros insetos encontrados em áreas urbanas. A fim de garantir o combate ao mosquito aedes aegypti, principal transmissor de doenças como dengue, febre chikungunya e zika vírus, durante o mês de dezembro, a Subestação Guamá recebeu vistoria da Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente (SESMA), a qual não identificou focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença, nas instalações da Empresa.

De acordo com a nutricionista da Coordenação de Saúde Ocupacional (CSO), Jacirema Almeida, o objetivo é manter as instalações livres de infestação de insetos, assim como outras pragas. Para isso, é realizado um controle de 3 em 3 meses e, quando há necessidade, realizamos o reforço da desinsetização, com o intuito de garantir um ambiente de trabalho seguro e livre de insetos”. A Eletrobras Eletronorte em Belém está fazendo a sua parte no combate ao mosquito aedes aegypti, garantindo a segurança e saúde de seus empregados. Faça a sua parte também. Verifique diariamente possíveis pontos de focos em suas residências. Combater a dengue, chikungunya e o
zika vírus é um dever de todos nós.

Acre 

7D2V2144O gerente da Regional de Geração e Transmissão do Acre, José Luiz Loureiro Neves, convidou a Vigilância Epidemio-lógica Municipal da Prefeitura de Rio Branco para fazer uma campanha de conscientização aos empregados da regional e também auxiliar a força de trabalho composta pela coordenação de segurança do trabalho e CIPAs, na inspeção em busca dos focos de proliferação dos mosquitos Aedes aegypt.

Na agenda desta quinta-feria, 04, a equipe de vigilância epidemiológica – composta  por Dulcineide Souza, coordenadora de educação e saúde; Maria de Souza, Rose Fernandes e o agente de endemias, Klismann Suares –  visitaram a Usina II e  fizeram um Diálogo 7D2V2195de Saúde e Segurança – DSS com a força de trabalho para explicar sobre o ciclo do vetor, o ciclo de transmissão, condições dos depósito e os sintomas, além de um momento para esclarecimento de dúvidas.  Em seguida, a equipe da vigilância epidemiológica juntamente com os técnicos de segurança e os cipeiros, fizeram a inspeção nas instalações em busca dos focos de proliferação e eliminação dos insetos.

Na reunião de  encerramento ficou definido que a parceria se estenderá às outras unidades. A equipe da vigilância sanitária disse estar muito satisfeita pela proatividade da Eletronorte em estabelecer uma parceria que beneficia não somente a segurança dos empregados, mas os moradores do entorno das instalações,  e concluiu parabenizando a força de trabalho por abraçar esta causa tão importante para a saúde pública.

 

Sem comentários