Equipe de Transmissão realiza trabalho inédito em São Luís II

Cerca de 50 pessoas substituíram pêndulos em tempo recorde

Maranhão – A equipe de Linha de Transmissão da Divisão de Transmissão São Luís II-OMAD realizou um trabalho inédito na Eletrobras Eletronorte ao substituir pêndulos de três estruturas de 500 kV em tempo recorde.

No dia 21 de fevereiro foram mobilizadas cerca de 50 pessoas para o serviço de desligamento da linha 500 kV MRLD701 (32 eletricistas, um técnico em segurança do trabalho e 14 motoristas). Além das equipes, foram necessários um munck, três tratores e nove veículos tipo camionetas de apoio.

DSC_0021De acordo com o engenheiro de Manutenção Elétrica Djalma Campospara ser realizado, esse trabalho teve várias etapas de planejamento desde a inspeção detalhada, que detectou corrosão nas peças de sustentação das fases (pêndulos). “Em setembro de 2015 a equipe de linha iniciou um minucioso planejamento levantando todos os pontos críticos por meio da avaliação de desenhos, fotos e  todos os recursos disponíveis”, explica.

A equipe constatou em duas das torres tipo A2, localizadas na região de campo de Perizes, não havia acesso para guindaste, o que impossibilitaria a substituição das peças do pêndulo usando equipamento de elevação. “Foi quando surgiu o desafio maior, que seria transferir o peso de quatro toneladas de cada fase através de ferramentas manuais como tiffor, roldanas, catracas, entre outras, para então possibilitar a substituição dos pêndulos das torres sem apoio de guindastes. E tudo isso em apenas um dia”, conta Djalma.

Após diversas fases de planejamento in loco, pintura das novas peças e pré-montagem, a equipe realizou uma reunião no dia 19 de fevereiro com toda a força de trabalho envolvida para acertar os últimos detalhes da execução da tarefa. Finalmente, no dia 21 de fevereiro, por volta das 07h45, a equipe iniciou os serviços e concluiu a substituição das peças, em três estruturas, com total segurança, e dentro do previsto, liberando  a linha para energização às 16h15. “Foi um serviço difícil em que enfrentamos muitas adversidades como a elevada altura, cerca de 55 metros, e mau tempo, mas graças a Deus o resultado foi ótimo“, comemora o técnico Jeferson Charles.

O gerente Sérgio Abreu parabenizou a equipe e destacou o ineditismo da ação. “Parabenizo a equipe de Linhas de Transmissão da Divisão de Transmissão São Luís II pelo belo trabalho inédito realizado. Com um time comprometido com a qualidade dos seus serviços, com atitudes proativas e preventivas, podemos sempre nos antecipar e evitar falhas que comprometam o desempenho do nosso sistema elétrico”.

Agência Eletronorte, por Arthur Quirino e Patrick Deimon

3 Comentários

  • Responder
    Jeferson
    março 3, 2016

    Tudo para a honra e glória do Senhor.

  • Responder
    Fernando
    março 15, 2016

    Equipe altamente comprometida com o trabalho.
    Estão de parabéns.

  • Responder
    CARLOS AUGUSTO
    agosto 26, 2016

    ESSA EQUIPE DE SÃO LUIS II E UMA DAS MELHORES EQUIPES DE LINHA DE TRANSMISSÃO DA ELETRONORTE, TOTALMENTE GABARITADO PARA ESSE SERVIÇO, ESTÃO DE PARABÉNS TURMA.