Maranhão realiza a 1ª Semana Kaizen

Chegou ao fim na sexta-feira (26) a 1ª Semana Kaizen na sede da Regional de Transmissão do Maranhão. Após dias de identificação e busca de melhorias no processo produtivo, as duas equipes supervisionadas pela consultora Kuroko da Superintendência de Geração Hidráulica, Camila Corassa, apresentaram contentamento com a implantação da metodologia Kaizen no último dia de trabalho.

Kaizen é a prática da melhoria contínua. Em termos práticos temos: “hoje deve ser melhor do que ontem e amanhã, melhor que hoje”. Esta prática filosófica abrange tanto a vida pessoal quanto a profissional. Com o Kaizen, nenhum dia deverá terminar sem uma melhoria ter sido desenvolvida. A filosofia Kaizen de melhoria contínua foi adotada como método pela Toyota a partir dos anos 50, se estendendo desde então por diversas empresas. É um conceito importante que compõe a metodologia do Lean Manufacturing.

_DSC0028

Durante a manhã de encerramento, as equipes tiveram os Jornais Kaizen (propostas de melhorias dos processos com seus respectivos responsáveis e prazo de execução dos mesmos) aprovados na íntegra pelo gerente patrocinador Sérgio Abreu, que manifestou satisfação com o resultado obtido. “A ferramenta é importante para analisar o número de perdas no processo produtivo. Pelo nível dos trabalhos apresentados ao longo da semana, acredito no sucesso dos projetos”.

A equipe com o projeto voltado para atendimento de solicitações no laboratório de eletroeletrônica da Regional, coordenada pelo Kuroko Trainee Marcelo Araújo, apontou a importância de cada função dentro do processo e as metas a serem alcançadas. Também contribuíram a participante Sílvia Mara (A3), o líder Joaquim Amorim (AS/IS – TO BE) e o colíder Ives Feitosa (Jornal Kaizen).

Já a equipe do projeto Gestão de Ressuprimento Automático, com o Kuroko Trainee Igor Mendes enfatizou a redefinição dos estoques de ressuprimento para melhor atender ao cliente e reduzir perdas materiais por prazo de validade vencido. Os participantes foram Eduardo Cavalcante (A3), Manuel Mendonça (AS/IS) e o líder Antônio Neto (AS/IS – Jornal Kaizen).

A expectativa, segundo o gerente Sérgio Abreu, é que as próximas semanas Kaizen sejam realizadas nas divisões de Transmissão Imperatriz e Presidente Dutra ainda neste semestre.

Camila Corassa destacou o comprometimento e a integração das equipes durante a semana. “Fico muito feliz em vê-los colocando em prática o treinamento que passaram e o resultado de um trabalho. É extremamente importante a colaboração e a união de todos os participantes para o êxito do projeto”.

Agência Eletronorte, por Arthur Quirino e Patrick Deimon

Kaizen (76)

Kaizen (54)

_DSC0078

Sem comentários