Nota – Operador Nacional do Sistema Elétrico

Hoje, 2 de março, às 08h16, segundo informações da empresa Vila do Conde Transmissora de Energia (VCTE), ocorreu um problema em um transformador de corrente da linha de transmissão em 500 kV Tucuruí /Vila do Conde, circuito 3, de sua propriedade, na barra de 500 kV da usina de Tucuruí.

Em consequência, por atuação do sistema de proteção, a usina hidrelétrica de Tucuruí (da Eletrobras/Eletronorte) foi automaticamente desligada. Em sequência, houve o desligamento de linhas de transmissão em 230kV e 500kV da área Pará e o desligamento do Tramo Oeste, separando uma parte da região Norte do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN). Houve interrupção de 2.990 MW de carga, sendo de 2.450 MW no Pará, de 400 MW em Manaus e de 140 MW em Macapá.

Em função desta ocorrência, houve oscilação da frequência no SIN, sendo registradas pequenas interrupções de carga em algumas áreas. A normalização dos equipamentos, linhas de transmissão e cargas desligadas teve início às 08h40, sendo concluída por volta das 09h50. A reunião para elaboração do Relatório de Análise da Perturbação, com a presença de todos os agentes envolvidos, será realizada na próxima segunda-feira.

Assessoria de Planejamento e Comunicação Operador Nacional do Sistema Elétrico

Imagem ilustrativa

Sem comentários