No Tocantins, “Eletro-Atletas” aderem à prática de atividades físicas e estilo de vida mais saudável

Palmas – No dia a dia e no horário de expediente as atividades deles são práticas administrativas e ou técnicas. Mas no grupo formado por administradores, engenheiros, eletricistas de linha, técnica de informática, entre outros colaboradores da Regional do Tocantins uma atividade tem sido comum a todos: a prática esportiva.

As corridas de rua e os passeios de bicicleta caíram no gosto de muitos colaboradores e o grupo denominado Eletro Atletas ganha cada vez mais adeptos, entre eles empregados da Eletrobras Eletronorte, familiares, estagiários e prestadores de serviço.

Jorge_CorridaFogo2015-155

O eletricista de linha Jorge Luiz aderiu às corridas de rua e tem obtido ótimos resultados.

Jorge Luiz é um exemplo de quem aderiu às corridas de rua e tem obtido ótimos resultados.  Como eletricista de linha a principal atividade de Jorge é na manutenção e inspeção nas linhas de transmissões, atividade que exige que ele suba em torres de 20 a 30 metros de altura. Contudo, o sedentarismo começava a atrapalhar na realização das atividades de trabalho que exige bom condicionamento físico. Foi então que a mudança de hábitos na alimentação associados as atividades físicas entraram na vida de Jorge.

“As mudanças foram muitas, mas as de maior de destaque foram a melhora na disposição para realizar as tarefas do dia a dia, a melhora do sono e, junto com a reeducação alimentar, tive uma perda de peso considerável”, diz o colaborador que só em 2015 participou de 13 corridas, sendo duas meias-maratonas (Golden Four Asics – Brasília; XV Meia Maratona do Tocantins). Em 2016 ele já marcou presença em três corridas.

Nesse grupo dos amantes da corrida ainda estão os colaboradores Maurício Martins, Janildo Barbosa, Carla Afonso, Nara Suely, Vagner Alves e muitos outros.

Na turma das pedaladas o colaborador Cleiner também é exemplo de disposição e perseverança até para as quedas que segundo ele são inevitáveis. Quem o vê hoje com um estilo fitness talvez não imagine que o engenheiro já chegou a pesar 98 kg e eliminou 24 kg desde que começou a praticar corrida em 2013 e passeio ciclístico em 2014. O excesso de peso e a glicemia acima do indicado foram os estímulos por essa busca por uma vida mais saudável.

Cleiner

Cleiner: “Não tenho muito tempo para treinar, mas sempre busco um horário, acordando às cinco da manhã para poder treinar e chegar a tempo no trabalho”

“Quando mudei para Palmas já tinha perdido 14 kg. Aqui intensifiquei os treinos e comecei a praticar Montain Bike e as modalidades Cross-Country Olímpico e maratona, perdendo no total 24 Kg. As serras aqui de Palmas são ideais para prática do esporte. Atualmente estou partindo para minha segunda competição, pela categoria Master A. Não tenho muito tempo para treinar, mas sempre busco um horário, acordando às cinco da manhã para poder treinar e chegar a tempo no trabalho”, conta ele com empolgação de quem já conseguiu fazer com que toda a família pratique o esporte.

E se a prática de atividades físicas é boa para os colaboradores, o resultado disso também é bom para Empresa. O levantamento da Saúde dos Colaboradores da Regional do Tocantins referente ao ano de 2015, realizado anualmente de acordo com os dados apresentados no Exame Periódico, apontou que os índices de colesterol, triglicérides, massa corpórea entre outros, tem reduzido consideravelmente.

Em 2012, o índice colaboradores com relação ao colesterol alto, (acima de 239 mg/dl) era de 10, e em 2015 caiu para 7. No mesmo período também caiu de 19 para 12 o índice de colaboradores com triglicérides em situação critica (acima de 200md/dl) e de 13 para 9 o índice de massa corpórea acima do ideal.

Para a área de saúde da Regional esses dados se traduzem em bom rendimento dos empregados e consequentemente para Empresa. “Os resultados foram surpreendentes quando foi realizado o levantamento da saúde da força de trabalho. Sem contar que, quando avaliavam seus índices de fatores de risco, eles vibravam. É muito gratificante quando o empregado se conscientiza quanto à mudança de estilo de vida e hábitos alimentares. Tivemos redução do absenteísmo e consequentemente as pessoas apresentam melhor desempenho, pois as atividades físicas liberam sensação de bem estar, vigor, equilíbrio e saúde”, disse Fabiana Rezende.

Agência Eletronorte, por Tamyra Pinheiro

Eletro Atletas 2

As corridas de rua e os passeios de bicicleta caíram no gosto de muitos colaboradores e o grupo denominado Eletro Atletas ganha cada vez mais adeptos

 

Eletro Atletas - pedal

Em 2012, o índice colaboradores com relação ao colesterol alto, (acima de 239 mg/dl) era de 10, e em 2015 caiu para 7. No mesmo período também caiu de 19 para 12 o índice de colaboradores com triglicérides em situação critica (acima de 200md/dl) e de 13 para 9 o índice de massa corpórea acima do ideal.

Sem comentários