Seminário discute tecnologias emergentes  em medição, proteção e automação

Teve início neste domingo, 23 de outubro, no Hotel Mercure, em Brasília, o XIII Seminário Técnico de Proteção e Controle – STPC, evento promovido pelo Cigré Brasil e organizado pela Eletronorte. Na mesa de abertura estiveram presentes o diretor-presidente do Cigré Brasil, Josias Matos de Araujo; o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Fábio Lopes; o superintendente de Engenharia de Sistemas de Operação da Eletronorte, Sidney Santana; o diretor de Planejamento e Programação da Operação do ONS, Francisco Arteiro;  o diretor Técnico de Itaipu, Airton Dipp; o superintendente da Operações de Furnas, Mario Ellis e o chefe do Departamento de Automação de Sistemas do Cepel, Raul Sollero.

14753717_913614465448546_556843234862261466_oSidney Santana deu as boas vindas aos 170 participantes desta edição do STPC, relembrando a importância do evento no atual momento do Setor Elétrico brasileiro, ao buscar inovações para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Os demais integrantes da mesa da abertura também reafirmaram o temário amplo do evento, que estaria sintonizado com as atuais e futuras características do sistema elétrico, principalmente face à entrada de novas fontes de geração; à geração distribuída e às conexões de longas distâncias.

Josias Matos disse que ao reunir diferentes gerações de engenheiros e técnicos, o STPC acaba por celebrar uma história de 30 anos que tem ajudado o Setor Elétrico a superar suas crises com inovação e criatividade e “acima de tudo, paixão”. No que foi acompanhado por Fábio Lopes, que recordou: nesses 30 anos, a evolução tecnológica promovida pelo STPC jamais poderia ser imaginada pelo melhor escritor de ficção científica, citando as últimas novidades na área de redes inteligentes (smart grids) e geração distribuída.

Após a abertura, que contou com a participação do grupo musical Chorando à Beça, na execução do Hino Nacional e em um momento de descontração, foi aberta a exposição paralela ao evento, onde estão os estandes dos patrocinadores do evento: Eletrobras Furnas; ABB, Andritz Hydro, Conprove Engenharia, GE, Instronic, Itaipu Binacional, NR Vision, Secu-Control, Omicron e Ziv.

Continue acompanhando as notícias do XIII STPC em nossos meios de comunicação.

Agência Eletronorte, por Alexandre Accioly

 

 

Sem comentários