Diretores de Operação e de Gestão Corporativa visitam Regional do Maranhão

Os diretores de Operação, Willamy Moreira Frota e o de Gestão Corporativa, Astrogildo Fraguglia Quental, estiveram no último dia 10 na Regional do Maranhão para realizar auditoria da metodologia Total Productive Maintenance – TPM nas subestações São Luís I e São Luís II.

auditoria-tpm-10-11-52Pela manhã, em São Luís II, o gerente Regional, Sérgio Abreu, deu as boas-vindas e fez uma apresentação da Unidade. Em seguida o gerente da Divisão de Engenharia de Operação e Manutenção – OMAE, Solano Rodrigues, apresentou a Reestruturação da Manutenção – Engenharia da Manutenção e Sistemas de Apoio.

Solano detalhou os objetivos do Grau de Confiabilidade da Função – GCF, que identifica as não conformidades relativas à manutenção e operação dos equipamentos, garantindo maior confiabilidade. O GCF mostra a condição atual dos equipamentos da Função baseando-se na quantidade de anomalias detectadas, o status do Programa de Manutenção Planejada – PMP e nas condições operacionais. O método de cálculo é simples e não se baseia em probabilidade e estatística. Solano explicou ainda o Sistema de Apoio à Manutenção – SAM, que tem como objetivo tornar ágil, fácil e eficiente o processo de gestão da manutenção, de modo a assegurar a disponibilidade de energia elétrica ao cliente.

Depois da apresentação, o diretor de Operação elogiou as iniciativas: “Estou convencido de que o produto é bom, comprei a ideia”. Além dos diretores, integraram a comitiva o superintendente de Engenharia de Manutenção da Transmissão-OET, Paulo Veloso de Almeida, e os assistentes Élcio Biolcati e Tenysson de Matos Andrade. Ainda pela manhã eles visitaram a sala de controle e pátio de São Luís II.

Encontro com a força de trabalho

auditoria-tpm-10-11-291À tarde a visita foi no pátio de São Luís I e no Centro de Operação. Logo depois reuniram-se com toda a força de trabalho na sala TPM em São Luís I, respondendo a perguntas. No encerramento, os diretores fizeram questão de destacar a acolhida que tiveram. “É uma satisfação estar aqui, com equipes que sempre primaram pelo aperfeiçoamento. As pessoas são o melhor ativo desta Empresa, mas temos que cuidar bem dela. A Regional do Maranhão tem uma equipe competente, que tem mostrado resultados. Fica aqui minha gratidão a vocês”, disse Willamy.

O diretor de Gestão Corporativa disse que é sempre motivo de alegria estar no Maranhão, revendo colegas e acompanhando o trabalho das equipes. O gerente Sérgio Abreu agradeceu a visita dos diretores e comitiva: “São sempre muito positivas essas auditorias, pois contribuem muito para o aprendizado de todos. São novos olhares, com novas ideias e uma contribuição muito grande para a melhoria dos nossos processos”.

Agência Eletronorte/Maranhão

auditoria-tpm-10-11-68

auditoria-tpm-10-11-110

Sem comentários