Maranhão: em operação inédita, equipe faz troca de balancim em linha energizada

Um dos significados de inédito, na definição do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, é aquilo que nunca foi visto, sem precedentes, original. Exatamente como o trabalho feito  de 20 a 24 de fevereiro passado pela  equipe de linhas da Divisão de Transmissão São Luís II (OMAD) nas torres 93 e 101 da linha LDMRLT601, em 230 kV, na Subestação São Luís II – Miranda.

Depois de minucioso estudo e planejamento da operação, os técnicos fizeram a troca de balancim do lado energizado ao potencial sem a programação de um desligamento.  Conforme explica Jeferson Charles Moraes Santos, da OMAD,  desde o início era clara a consciência de que a linha não poderia ser desligada.  Cientes disso,  os seis eletricistas, em trabalho conjunto com um operador de caminhão munck e dois motoristas, agiram em total sintonia  e responsabilidade na realização da tarefa.

20170223_121744

Da esquerda para a direita, o motorista Edson Costa e os técnicos Eduardo Menegon, Jeferson Charles, Domingos Silva, Ezequias Castro, Francisco Corrêa e José Dimas

E por que não houve o desligamento programado da linha? O técnico da OMAD explica que um desligamento dessa natureza geraria para a Eletronorte uma Parcela Variável (PV) de aproximadamente  R$ 11 mil e de R$ 160 mil em um desligamento intempestivo. Isso sem falar que nesse último caso o tempo de recomposição do sistema seria de perto de cinco horas.

20170221_084513Jeferson Charles lembra  ainda que  a necessidade da troca de balancim do  lado energizado das duas torres deveu-se ao fato de os componentes metálicos de suas estruturas  terem sofrido desgastes em função da ação corrosiva causada pela alta salinidade da região onde estão localizadas.

Esse é um perigo existente em toda a extensão das linhas da torre 1 à torre 110, ou seja, de São Luís II a Santa Rita, compreendendo mais ou menos 50 Km”. Ele acrescenta: “Constatamos a necessidade da troca de balancim do lado energizado quando, com a linha energizada a distância,  fizemos a troca do balancim do lado desenergizado”.

Além de evitarem futuros problemas decorrentes de desligamento,  os profissionais envolvidos nessa operação demonstraram, mais uma vez, o quanto são importantes e essenciais ao perfeito funcionamento dos serviços da Eletronorte, uma empresa sempre em busca da excelência e da sustentabilidade.

Agência Eletronorte, por Ediléia Oliveira

Colaboração de Arthur Quirino

 

11 Comentários

  • Responder
    Torricelli
    março 22, 2017

    Parabéns a brilhante equipe técnica. Eletricistas de linhas sempre fazendo o trabalho com excelência.

    • Responder
      Ezequias
      abril 3, 2017

      Valeu Torricelli

  • Responder
    LUIZ ROBERTO
    março 22, 2017

    Parabéns a todos!! Afinal, as equipes de LT são as que enfrentam os maiores riscos inerentes às atividades.

    • Responder
      Ezequias
      abril 3, 2017

      verdade Luiz Roberto. abraço

  • Responder
    Aluysio
    março 30, 2017

    Essa é a essência da Eletronorte, da família Eletronorte, parabéns a todos os envolvidos…

  • Responder
    Rosani Celi
    abril 4, 2017

    Minha admiração aos colegas da equipe de linhas, que atuam sempre com profissionalismo e com muitos desafios. Parabéns aos técnicos de segurança do trabalho que estão sempre atentos acompanhando e cuidando para a integridade física de todos. Parabéns.

    • Responder
      Ezequias
      abril 25, 2017

      agradecido Rosani

  • Responder
    Marcelo
    abril 7, 2017

    Parabéns aos Nobres amigos da equipe de LT, pois fazem um trabalho com profissionalismo e excelência!!

  • Responder
    Chagas
    abril 7, 2017

    Parabéns a todos pelo empenho, comprometimento e dedicação em mais uma vitória diante de muitas que ainda estarão por vir.

  • Responder
    Marcio
    abril 26, 2017

    Nunca devemos duvidar da capacidade desses bravos profissionais que são capazes de inovar e se reinventar para alcançar seus objetivos, os desafios existem mas, estamos preparados pra supera-los. Abraço a todos os envolvidos.

  • Responder
    Leandro
    maio 22, 2017

    Bom dia,

    Parabéns à equipe pelo exitoso trabalho fruto de muito profissionalismo, parabéns também ao Arthur pela matéria !