Em Rondônia, engenheira eletricista conclui doutorado e é convidada para simpósio na China

A Regional de Transmissão de Rondônia tem a primeira colaboradora com o título de doutorado. Após quatro anos de esforço e dedicação, Elaine Aparecida de Lima Vianna concluiu o Doutorado Interinstitucional em Engenharia Elétrica na Área de Concentração em Processamento de Energia, oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM à Universidade Federal de Rondônia – UNIR. O tema foi o método de avaliação da confiabilidade dos disjuntores a gás SF6.

elaine 4De acordo com a engenheira eletricista, no primeiro ano as disciplinas foram ministradas pelos professores da UFSM na UNIR, em Porto Velho. Depois, as reuniões com os orientadores passaram a ser na UFSM e, portanto, o apoio da Eletronorte para liberação durante as viagens de estudo foi fundamental na conclusão do doutorado. “Certamente, este curso exigiu de mim, e também da minha família, grande sacrifício, inclusive financeiro. Mas, graças a Deus, consegui perseverar até o final”, conta Elaine.

Por meio da participação da Eletrobras no programa Ciências Sem Fronteiras, Elaine teve a oportunidade de realizar parte da pesquisa no INESC TEC, um laboratório associado à Universidade do Porto, em Portugal. Depois, retornou a Portugal para a apresentação do artigo SF6 Gas Circuit Breakers Reliability Estimation, Considering Likely Wear Points no 51º International Universities Power Engineering Conference – UPEC.

O artigo Substations SF6 Circuit Breakers: Reliability Evaluation Based on Equipment Condition foi publicado na Electric Power Systems Research – Elsevier e está disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.epsr.2016.08.018  desde  21/09/2016, publicado no volume 142, páginas 36 a 46, de janeiro/2017. A revista foi classificada em 2016 com o conceito mais elevado, Qualis CAPES A1. “Realizei a defesa da tese em 21 de novembro de 2016”, comemora.

Para Elaine, a conquista é um privilégio, uma vez que ainda é reduzido o número de brasileiros doutores. “Como mulher, negra e engenheira, sou grata a Deus por contribuir com o aumento dessa estatística. Após a publicação da tese, fui convidada a integrar o Corpo de Revisores da Revista Brasileira de Energia – RBE. Essa revista tem 28 anos de circulação e tem o objetivo de divulgar trabalhos acadêmicos, estudos técnicos e resultados de pesquisas relacionadas ao planejamento energético do país e das suas relações regionais e internacionais. Fiquei muito lisonjeada com o convite, aceitei o desafio e desejo contribuir da melhor forma possível”, destacou.

elaine 3

A engenheira recebeu um placa da família. Na foto estão: a filha Priscila de Lima Vianna, seus pais Ercílio José de Lima e Elizabeth da Silva Lima, a filha caçula Taísa de Lima Vianna e o esposo Francisco de Assis Vianna

Elaine recebeu também um convite para falar sobre o artigo publicado na Revista Electric Power Systems Research, em um Simpósio denominado Smart Cities & Urban, do Global Congress of Knowledge  Economy, que será realizado em Qingdao, China, entre 19 e 21 de setembro deste ano. “Saber que o artigo desenvolvido na Eletrobras Eletronorte, aqui em Porto Velho, na Regional de Rondônia, não apenas foi lido, mas também despertou o interesse no continente asiático, me causa imensa alegria, mesmo não tendo possibilidade de participar do evento”, disse.

“Agradeço pela valiosa oportunidade que obtive da Empresa para realização do doutorado e a todos os colegas que, de uma forma ou de outra, me ajudaram, me incentivaram e torceram por mim. Agora, o desafio é utilizar o método de avaliação da confiabilidade dos disjuntores a gás SF6, que constitui a tese, para melhoria do nosso processo de manutenção. Este é o meu maior desejo!”

Em breve você vai conferir uma entrevista completa com a Elaine na Rádio Energia. Acompanhe os nossos canais.

Agência Eletronorte, por Tereza Félix/Rondônia

Imagem da capa: Professores PhD Felix Albert Farret (UFSM), Dra Luciane Neves Canha (UFSM), Dr Vinicius Jacques Garcia (UFSM), Eu, Dra Alzenira da Rosa Abaide (UFSM), PhD Vladimiro Miranda (do INESC TEC de Portugal). O professor Dr Djalma M. Falcão (UFRJ) participou da banca por videoconferência.

6 Comentários

  • Responder
    Raimundo
    março 31, 2017

    Parabéns Elaine! por mais essa conquista, sabemos o quanto você lutou para conseguir esse seu objetivo.Costumo usar dizer de um professor que diz “Para cima” …

  • Responder
    Sandra
    abril 20, 2017

    Parabéns por vencer esse desafio.

  • Responder
    Sandra
    abril 20, 2017

    Parabéns por vencer esse desafio.

  • Responder
    Alcimar
    maio 19, 2017

    Parabens Dra.Elaine por mais um desafio vencido.

  • Responder
    Karina
    fevereiro 12, 2018

    Parabéns Dra.Elaine pela conquista! Grande exemplo para nós alunos de engenharia elétrica.

  • Responder
    Heloisa
    janeiro 12, 2019

    Elaine meu coração até parou quando vi essa reportagem.
    Moro em Brasília
    Me mande um e-mail
    Saudades
    Heloisa dos Reis (dos príncipes, dos duques)