Representante do Comitê Gênero e Diversidade da Eletronorte faz palestra na Enap

“Nós que trabalhamos há mais de 10 anos em prol da equidade de gênero e raça no ambiente organizacional,  buscamos neste Seminário  estimular as demais organizações participantes  a terem um olhar mais humanizado nas relações de trabalho e a valorizarem as pessoas pela sua diversidade. Agindo assim,  no final  todos ganham: empresas, pessoas e sociedade“.  Esse foi um trecho da palestra de Maria da Conceição Bogdezevicius, do Comitê Gênero e Diversidade da Eletrobras Eletronorte, proferida ontem (25)  durante o Seminário Gestão de Pessoas nas Organizações Contemporâneas, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O evento, que contou com a participação de 270 participantes de 15 estados brasileiros, representantes de 87 órgãos de todas as esferas de governo, objetivou debater as distinções entre os modelos clássicos da administração de recursos humanos e as novas tendências da gestão de pessoas em função do contexto contemporâneo. Além disso, propôs o debater também a importância do desenvolvimento das pessoas e a relevância da comunicação e dos processos de interação nas organizações em relação a gênero e diversidade.

A palestra de Conceição Bogdezevicius abordou a questão dos desafios para a formação e implementação de práticas de gestão inclusiva na Eletrobras Eletronorte,  com ênfase nos processos de gestão de pessoas e destaque para as ações de sensibilização no tema. Ela explica que sua fala abrangeu, ainda, o processo de formação  e capacitação educacional desenvolvido pela equipe técnica da Empresa, com a  utilização de  materiais didático-pedagógicos e metodologias próprias.

No transcorrer de sua fala, a palestrante da Eletronorte destacou desafios como a percepção das mulheres sobre oportunidades de acesso aos espaços de poder e decisão e  a importância de se implementar  Programas de Gênero e Diversidade nas organizações. Para ela, atitudes que busquem vencer esses desafios são necessárias e muito bem-vindas.

Questionada sobre a importância do Seminário Gestão de Pessoas nas Organizações Contemporâneas, Conceição Bogdezevicius afirma: “ Foi um evento que contribuiu para ajudar outras empresas a pensarem como a Eletronorte e a terem uma gestão de pessoas voltada para a equidade e a diversidade. Isso pode prevenir e mediar conflitos advindos de relações preconceituosas no ambiente de trabalho, a exemplo do assédio moral e das situações de discriminação.

Agência Eletronorte, por Edileia Oliveira

Sem comentários