Em Tucuruí, projeto Educação Ambiental sobre Rodas e sobre as Águas retoma atividades

O projeto Educação Ambiental sobre Rodas e sobre as Águas,  iniciativa da Eletrobras Eletronorte, por meio da Superintendência de Gestão de Ativos de Produção da Geração (OGG),  foi retomado este ano. Seu objetivo é proporcionar às comunidades do entorno do Lago de Tucuruí o acesso ao conhecimento e às ações efetivas de proteção do meio ambiente.

Criado  em 2009, e dispondo de um ônibus-biblioteca e um barco-biblioteca para a disseminação de informações de suas atividades, já atendeu desde março deste ano, o total de 3.238 alunos  dos municípios de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá e comunidades das ilhas do Lago da UHE Tucuruí.

Conforme Dércio Darlay Dias Costa, coordenador do Programa de Educação Ambiental (PEA), o Projeto proporciona  aos participantes conhecimentos voltados para a preservação do meio ambiente, além de incentivar o hábito de leitura e contribuir para a solução dos problemas ambientais existentes no âmbito escolar.

A ideia é conscientizar as comunidades sobre as questões ambientais, por meio de palestras temáticas, teatro de fantoches, brincadeiras, leitura e jogos virtuais educativos. “A programação educativa, com foco na educação socioambiental, contribui para que o público infantil assimile melhor as mensagens passadas, principalmente aquelas das comunidades mais carentes”, explica Dércio.

Segundo conta o coordenador, todo o planejamento das atividades é realizado em conjunto com os coordenadores pedagógicos, professores, diretores e profissionais das secretarias de educação, por meio de reuniões nos municípios da área de abrangência do PEA.

 A criação do Projeto

A criação do Projeto Educação Ambiental sobre Rodas e sobre as Águas nasceu a partir de uma proposta do superintendente Antonio Augusto Bechara Pardauil , na tentativa de se evitar o descarte dos ônibus de transporte de empregados,  substituídos à época. A ideia foi aproveitar os espaços interno e externo dos ônibus, transformando-o em uma biblioteca ambulante voltada para a difusão da educação ambiental junto aos sete municípios a montante da Hidrelétrica Tucuruí.

Dessa forma,   os ônibus foram inteiramente adaptados para receberem a visita dos estudantes. As equipes de manutenção da Empresa fizeram o trabalho de adaptação, climatizaram o ambiente, instalaram o sistema audiovisual e cuidaram da instalação da rede elétrica.  O acervo de livros do ônibus vem de doações dos colaboradores da Empresa e de editoras participantes da campanha organizada durante as edições do Salão do Livro da Região do Lago de Tucuruí.

O papel da educação ambiental é colocar e recolocar as pessoas em contato com o mundo, dando-lhes condições de reler e recriar a vida sob a ótica da sustentabilidade. Sob esta premissa, alem de difundir os princípios da educação ambiental aos alunos e educadores dos sete municípios a montante do lago da Usina Tucuruí, a Superintendência de Gestão de Ativos de Produção da Geração (OGG) promove o atendimento a mais de 20 mil alunos de escolas públicas e privadas nos municípios de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará e Jacundá.

O Programa de Educação Ambiental (PEA) faz parte das ações desenvolvidas pela Divisão de Ações Ambientais da Geração (OGGAA) e a nova equipe é formada pelos educadores ambientais Railce Mourão Veras Freitas, Letícia D’Avila Ferreira, Thaise Daniele Paixão Teixeira e Elizangela Valente Rodrigues. A coordenação é do colaborador Dércio Darlay Dias Costa. Eles respondem pela  empresa contratada CP+ Soluções em Meio Ambiente.

Agência Eletronorte, por Dênis Aragão/Tucuruí

Sem comentários