Projeto conscientiza crianças de Tucuruí sobre educação ambiental durante as férias

Começou ontem (17) os atendimentos do projeto Colônia de Férias Sobre Rodas, que visa levar a educação ambiental por meio de atividades lúdicas e pedagógicas do Ônibus Biblioteca para crianças das comunidades de Tucuruí. A ação educacional é uma realização da Eletrobras Eletronorte, por meio da Superintendência de Gestão de Ativos de Produção da Geração (OGG), a empresa CP+ e Associações de Bairros. Até o próximo dia 21, os atendimentos acontecem na sede da Associação das Mulheres da Vila Permanente, sempre pela manhã.

Na abertura do projeto piloto, a presidente da Associação, Amélia Guerreiro, fez questão de agradecer a parceria com a Empresa que tem proporcionado oportunidade de socialização e também de inserção social de várias pessoas atendidas pelos cursos disponibilizados pela OGG. “A Eletrobras Eletronorte sempre nos tem dado apoio e graças às oficinas e cursos já aplicados para nossas associadas, já estamos colhendo vários frutos”, agradeceu a presidente.

Dércio Costa, coordenador do Programa de Educação Ambiental (PEA), explica que o Projeto embrionário quer colaborar com a conscientização da comunidade sobre temas ambientais e a preservação e conservação do meio em que vivemos.

Por meio do Ônibus Biblioteca, os monitores do PEA podem desenvolver a consciência ambiental nas crianças com jogos virtuais e interativos, material didático-pedagógico, exibição de vídeos e filmes educativos, brincadeiras, teatro, palestras e outras atividades.

A meta é atender 40 crianças entre três e 15 anos durante a primeira semana de realização. Mas já na abertura do Projeto, 70 crianças estavam inscritas para participar das atividades. Na próxima semana, as atividades serão estendidas para o público do bairro Belo Vista, entre 24 e 28/7.

Na quinta-feira (20) o Projeto atende as crianças do Instituto de Defesa, Desenvolvimento e Apoio à Pessoa com Autismo (Ideasp). Encerrando a programação para o público da Vila Residencial, a equipe do PEA vai mostrar para mães, pais e filhos as ações e instalações do Centro de Proteção Ambiental.

 

Agência Eletronorte, por Denis Aragão/Tucuruí

Sem comentários