Desenvolvimento Sustentável compõe metas empresariais

Eliminar a pobreza extrema e colocar o mundo numa trajetória sustentável, promovendo ações nas áreas de saúde, educação, energia, água e saneamento, mudança do clima, padrões sustentáveis de produção e de consumo, entre outros, são alguns dos Objetivos  de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas em setembro de 2015. Os trabalhos tiveram a participação efetiva do Brasil, que colaborou em todas as sessões da negociação intergovernamental para a formação da chamada Agenda 2030, composta por 17 objetivos e 169 metas.

Assim, reafirmando o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, as empresas Eletrobras realizarão, no dia 15 de agosto, o Workshop do Guia de Implementação dos ODS para Empresas, que será promovido em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e Global Reporting Initiative (GRI).

Para as empresas, os ODS representam um grande desafio e uma excelente oportunidade de alavancar novos negócios. Contudo, para transformar os desafios em oportunidades será preciso compreender de forma bem estruturada as implicações das novas metas para o setor produtivo. O Guia dos ODS para as Empresas (SDG Compass, em inglês) foi pensado e organizado para orientar as empresas nesse novo cenário.

“O SDG Compass explica como os ODS afetam os negócios empresariais, oferecendo as ferramentas e o conhecimento para colocar a sustentabilidade no centro da sua estratégia”, explica Felipe Parente, gerente do Departamento de Estratégia e Sustentabilidade.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável também servem de referência para a Dimensão Geral do ISE Bovespa, importante instrumento de avaliação da maturidade dos processos de sustentabilidade das empresas Eletrobras, cujos resultados são considerados indicadores para o Contrato de Metas de Desempenho Empresarial (CMDE) e utilizados para avaliação da performance empresarial.

“A Eletronorte, sob a coordenação da Eletrobras, realizou um levantamento prévio dos seus programas e projetos para verificar quais os ODS estão sendo atendidos. Foi verificado que 14 dos 17 objetivos possuem ações empresariais”, acrescenta Felipe.

Agência Eletronorte, por César Fechine

Sem comentários