Comunidades do entorno da LT Jauru – Vilhena recebem orientações sobre queimadas

Moradores são orientados sobre os riscos dos focos de incêndio próximos às linhas de alta tensão

 

Mato Grosso – Até quinta-feira, 10, a comunidade que vive no entorno  da Linha de Transmissão Jauru – Vilhena 230 kV receberá orientações da cartilha Como Conviver com as Linhas de Transmissão, parte da campanha de prevenção a queimadas realizada pela Eletrobras Eletronorte. Os organizadores da iniciativa vão também percorrer os municípios de Vilhena, em Rondônia, e Comodoro e Jauru, em Mato Grosso. Integrantes de associações, trabalhadores rurais e estudantes de seis instituições de ensino aprenderão sobre os cuidados com o meio ambiente e riscos oferecidos pelas queimadas, principalmente próximo às linhas de transmissão de energia elétrica.

A campanha teve início no domingo, 6, com palestra aos membros da Associação de Chacareiros do Setor Aeroporto, em Vilhena. O evento,  realizado em  parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e Eletronorte reuniu representantes de sete associações.

Representando o 3º Grupamento de Bombeiros, o tenente José Marcos Pereira afirmou que o principal objetivo é a conscientização. “A nossa meta é informar, orientar e trazer a consciência de que a prevenção é melhor do que a punição”. De acordo com a Polícia Ambiental, fora do período proibitivo a queima controlada é legalizada desde que devidamente autorizada pelo órgão competente. A ilegalidade da prática gera uma multa de R$ 7,5 mil/hectare.

Ao se aproximar das linhas de alta tensão, o fogo pode provocar desligamentos de energia elétrica, prejudicando toda a sociedade. O eletricista de linha de transmissão da Eletrobras Eletronorte, João Leandro Sobrinho, destacou a importância de outros cuidados, além das queimadas, como irrigação, uso de tratores e manobras de aviões agrícolas próximo às linhas. “Há uma série de recomendações que podem afetar a transmissão de energia elétrica, assim como as queimadas. Aproveitamos esse contato com a comunidade para esclarecer as dúvidas que possam existir”, explica.

Nesta segunda-feira, 7, a campanha segue com sua programação em Vilhena e ao longo da semana será promovida nos municípios mato-grossenses de Comodoro e Jauru. Considerada uma das cidades em situação mais preocupante em relação a queimadas, Comodoro registrou, de 1º de janeiro a 1º de agosto de 2017, 68 focos críticos, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A região oeste de Mato Grosso é elo de conexão dos estados  de Rondônia e Acre ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Em função disso, os cuidados com a conscientização sobre os perigos das queimadas são redobrados, especialmente no período da estiagem.

Idealizada pela Eletrobras Eletronorte, a cartilha Como Conviver com as Linhas de Transmissão integra a campanha de prevenção a queimadas realizada anualmente, com o objetivo de orientar as comunidades próximas às linhas de transmissão  sobre os cuidados com o meio ambiente. Este é o primeiro ano que a atividade contempla o trecho Jauru – Vilhena.

Agência Eletronorte, por Nágera Dourado

 

Veja também: Eletronorte lança campanha contra queimadas

Sem comentários