Técnicos da Eletronorte participam do PNQ na Prática

Dizem que uma empresa pra ser bem-sucedida não precisa ser apenas boa. Ela tem que ter excelência. Seguindo esse preceito, a Eletronorte busca aprimorar cada vez mais os seus processos. Exatamente por isso, técnicos da área de gestão corporativa da Empresa participaram, no dia 9 deste mês, do programa de visita à Brasal Refrigerantes, em Taguatinga, no Distrito Federal,  ocasião em que conheceram as práticas de gestão da qualidade implementadas por aquela organização. (Ver quadro 1).

O programa, intitulado PNQ na Prática, é uma iniciativa da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), em parceria com organizações reconhecidas no Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ),  categoria em que a Eletronorte já conquistou várias premiações, a exemplo do inédito Summa cum laude conferido às organizações que mantiveram patamar de excelência por três anos consecutivos. (Ver quadro 2).

Depois de já ter promovido essa mesma reunião na Elektro de Campinas, em São Paulo (19/4), o PNQ na Prática tem ainda outros três encontros agendados no decorrer deste ano: Senac do Rio Grande do Sul (5/9), EDP de Mogi das Cruzes, em São Paulo (12/9) e Volvo de Curitiba, no Paraná (30/11).

Experiência proveitosa

De acordo com a psicóloga Lívia Carolina Fernandes, do Departamento de Planejamento de Recursos Humanos (GSPP),  participar do PNQ na Prática possibilitou aos técnicos da Eletronorte conhecerem as boas práticas de gestão de pessoas da Brasal,  empresa que no último ciclo (2016) alcançou a maior pontuação da história da avaliação da FNQ. Isso, conforme explica, aconteceu depois de mais de uma década de perseverança, aprimoramento e melhoria contínua.

Ao falar sobre a visita à Brasal, a psicóloga da GSPP conta que fazer o benchmarking, relacionar-se com outros profissionais que trabalham a mesma temática e obter informações sobre a evolução do aprendizado no sistema de gestão daquela empresa foi uma experiência proveitosa.  Mais do que isso, ela reconhece ter tirado dali a importante conclusão de que o desenvolvimento da cultura de excelência está diretamente relacionado ao patrocínio da alta gestão e ao envolvimento de toda a força de trabalho no sentido de aplicar os fundamentos da qualidade nos processos de trabalho.

Entusiasmada com os resultados da visita, Lívia Fernandes faz questão de elogiar a iniciativa do programa PNQ na Prática: “Tivemos a chance de ampliar nossos horizontes em relação às práticas de valorização de pessoas e à   potencialização  da produtividade saudável que se faz por meio dos cuidados que precisamos ter com os trabalhadores e com a manutenção do clima de acolhimento, confiança e respeito. Além disso, percebemos  ser possível trabalhar o clima de Inconformismo Construtivo quando incentivamos a criatividade, a inovação, a autonomia e a cooperação interna. Agindo assim, levamos a Empresa a patamares de qualidade cada vez mais elevados.

Outra constatação interessante percebida pelos técnicos da Eletronorte diz respeito aos lucros da empresa visitada. Conforme dizem, eles aumentaram de forma diretamente proporcional à pontuação obtida na avaliação da FNQ em cada ciclo. “Isso demonstra o quanto vale a pena investir na cultura da excelência”, insiste a psicóloga da GSPP.

A opinião de outros participantes

Além das constatações de Lívia Fernandes, outros técnicos participantes da visita à Brasal Refrigerantes dão seus depoimentos sobre a oportunidade de conhecerem a dinâmica da gestão de pessoas daquela empresa. São eles:

Jorge Eduardo Braga Neto, do Departamento de Planejamento de Recursos Humanos (GSPP): “Acredito no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) e tenho fé na caminhada que a nossa Diretoria de Gestão tem conduzido em prol da melhoria contínua. A visita à Brasal foi importante para consolidar os ensinamentos e conhecer de perto os ganhos que podemos alcançar com a implantação do modelo na Eletronorte”.

Emerson Carlos Nascimento Silva, do Departamento de Gestão Patrimonial e Fundiária (GISB): “A visita à Brasal constatou que o comprometimento de todos os seus empregados e da Diretoria  no processo de implantação e continuidade do Modelo de Excelência da Gestão (MEG)  foi crucial para a melhoria dos processos e a obtenção dos excelentes resultados financeiros da empresa. Sem dúvida,  essa oportunidade irá agregar muitos valores em nossa jornada pela busca da excelência da gestão na Eletronorte.”

Stephen Arthur Nunn, do Departamento de Planejamento de Recursos Humanos (GSPP): “Nossa visita à Brasal foi muito interessante, especialmente pelos seguintes motivos:  a) É visível o engajamento da força de trabalho na utilização das ferramentas do MEG; b) A companhia abraçou os princípios do FNQ em 1997, portanto há duas décadas. Dessa forma, a maioria dos empregados já tomou conhecimento dos conceitos de excelência na gestão desde seu primeiro contato com a companhia; c) Os palestrantes divulgaram que os resultados econômico-financeiros obtidos pela  companhia cresceram na mesma proporção do crescimento da  pontuação alcançada nas avaliações do PNQ, corroborando a tese de que investir em excelência proporciona melhores resultados operacionais e ganhos financeiros às organizações que assim fazem.”

Fábio Souza Solon de Pontes, do Departamento de Governança, Segurança, Monitoramento da Informação (GSIM). “O evento PNQ na Prática possibilitou aos integrantes do projeto Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Diretoria de Gestão Corporativa a rica troca de experiências com os gestores da Brasal Refrigerantes. Além disso, a visita permitiu-nos a vivência das melhores práticas de gestão fundamentadas nos critérios de excelência. A experiência demonstrou ao grupo que a busca pela qualidade nos processos de negócio resulta em ganhos relacionados à entrega de valor para as partes interessadas. Certamente o evento colaborou para o nosso aprendizado e trouxe diversas possibilidades a serem exploradas no projeto MEG na DG.”

Leane Faria Carvalho, do Departamento de Planejamento de Recursos Humanos (GSPP):  “A visita à Brasal promoveu o aprendizado de boas práticas e a evolução dos seus resultados a partir da aplicação dos Fundamentos e Critérios de Excelência. Verificou-se que a maturidade dos processos da empresa evoluiu ao longo dos anos. Com a gestão focada na valorização das pessoas, a empresa relatou que houve melhoria do clima organizacional, maior comprometimento da força de trabalho e a potencialização dos resultados, entre outros itens. Além disso, o aumento gradativo da pontuação da avaliação do PNQ corroborou com o crescimento financeiro da organização e o impacto da crise econômica no estabelecimento foi menor se comparado a outras empresas do mesmo ramo de atividade.  Para a Brasal, esses ganhos representam o fruto da gestão alicerçada no Modelo de Excelência de Gestão. Assim, essa experiência de benchmarking proporcionou a inspiração de potenciais ideias e representa o nosso interesse pela busca constante de oportunidades de melhoria dos processos da Eletronorte.”

Quadro 1 – Participantes da visita à Brasal Refrigerantes

Nome Lotação
Livia Carolina Fernandes GSPP
Leane Faria Carvalho GSPP
Carmem Sophia Campelo de Albuquerque e Melo GSPP
Stephen Arthur Nunn GSPP
Raphael Martins Arruda Bomfim GSPP
Arthur Boudoux Souza GSPP
Jorge Eduardo Braga Neto GSPP
Aida Calvao Ribeiro GCGS
Cleyber Cunha Sousa GSSP
Fabio Souza Solon de Pontes GSIM
Emerson Carlos Nascimento Silva GISB

 

Quadro 2 – Prêmios  conferidos à Eletronorte pela FNQ

Presente no ciclo de avaliação da Fundação Nacional Qualidade desde 2003, quando recebeu a primeira visita de uma banca examinadora da Fundação, a Eletronorte, por meio da Superintendência de Geração Hidráulica (OGG), vem evoluindo e melhorando constantemente seu Sistema de Gestão, integrando conceitos e diretrizes do Modelo de Excelência da Gestão MEG/FNQ com a Metodologia TPM e o Lean. São inovações que trouxeram uma escalada de reconhecimentos dentro dos ciclos de premiação do PNQ, conforme a seguir: Destaque nos Critérios Liderança e Pessoas em 2009; Destaque nos Critérios Sociedade e Pessoas em 2010; Vencedora do Prêmio PNQ em 2011 e 2014; e, por último, a Menção Magna cum laude, em 2015.

 

Agência Eletronorte, por Edileia Oliveira

Sem comentários