É Círio outra vez. Eletronorte recebe visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

No Pará o mês de outubro tem um significado singular: é o mês do Círio! Com o tema Maria, estrela da Evangelização, dia 8 de outubro próximo acontecerá o 224º Círio. A passagem de Maria de Nazaré pelos lares paraenses, instituições, arquidioceses e pontos turísticos da cidade, simboliza esperança, amor, confraternização e fé. Essa celebração foi inscrita na Lista Representativa do Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, em dezembro de 2013, durante a 8a. seção do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, realizada em Baku (capital do Azerbaijão). Considerado uma das maiores concentrações religiosas do mundo, o Círio tem como ponto alto a procissão da qual participam mais de dois milhões de pessoas do Estado e de diversas partes do Brasil.

Dia 25 desse mês foi à vez da Eletrobras Eletronorte receber a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no bairro do Guamá. Sua passagem pela empresa emocionou a força de trabalho. Homenagens, cânticos e adorações foram direcionados à Rainha da Amazônia em um evento organizado com muito carinho pela equipe de Comunicação, em parceria com outras áreas que se uniram com objetivo único: realizar um bonito momento de homenagem e confraternização do Círio, o Natal dos Paraenses. Para a assistente administrativa Cristina Lúcia Albuquerque, o evento foi emocionante. “Meus sinceros agradecimentos à equipe organizadora que não mediu esforços para que acontecesse da melhor maneira possível, estão todos de parabéns”, disse.

A Cerimônia de Celebração da passagem da Santa iniciou com o recebimento da imagem peregrina para as celebrações no auditório açaí da Subestação Guamá. O Padre Filipino Romeo Catan da Paróquia Santa Maria de Belém, vizinha à instituição, foi o responsável pela condução do Momento de Oração que reuniu empregados, prestadores de serviços, estagiários, amigos e familiares.  Para o padre, preparar as instituições para a chegada da grande festa é essencial. “Quando estamos prestes a nascer há uma preparação para nos receber, assim é com a mãe Nazaré, como a celebração está chegando, a visita da imagem peregrina é uma maneira de preparar as instituições para receber essa grande manifestação de Fé e amor”.

Na ocasião, o representante da Diretoria da Festa de Nazaré, Flávio Américo, agradeceu à Eletronorte pelo apoio na realização do evento Círio em Belém e entregou uma réplica da imagem peregrina à instituição. A imagem foi entregue às equipes que trabalham no prédio do Centro de Operação Regional. O Gerente do Centro de Operação Regional José Edmilson de Andrade Filho, recebeu a imagem com carinho “O Momento de Oração foi uma bonita celebração e a imagem de N.S. de Nazaré é muito bem vinda aqui nesse espaço, confortando e abençoando o trabalho de todos nós”.

Essa manifestação de bons sentimentos foi destacada pela telefonista Maristela da Silva Anute: “O Círio para o povo paraense representa a Fé. A cada ano a passagem da imagem peregrina aqui na Empresa fortalece a fé de todos”.

O Círio

No Pará, o Círio é o grande momento anual de demonstração de devoção, solidariedade e fé. Reconta, por meio de seu cerimonial religioso, a lenda que envolve o achado, em 1700, da imagem de Nossa Senhora de Nazaré por um caboclo denominado Plácido. Os elementos sagrados e profanos que marcam a festa configuram uma face múltipla, a que estão associadas diferentes significações decorrentes da diversidade das formas de inserção no evento, da apropriação simbólica e da diferenciação social dos participantes. A relevância do Círio de Nazaré como manifestação cultural pode ser reconhecida no longo e dinâmico processo que reitera e constrói essa celebração há mais de 200 anos. As festividades – a chamada quadra nazarena – começam bem antes da procissão principal, realizada no segundo domingo de outubro, e se prolongam durante 15 dias.

Agência Eletronorte/Pará, por Ingrid Reis

Com informações do Iphan

Sem comentários