Outubro Rosa: em Mato Grosso, palestra reforça importância de autoexame das mamas

Em prol da conscientização pelo autoexame das mamas, a força de trabalho da Eletrobras Eletronorte em Mato Grosso se mobilizou na Campanha Outubro Rosa 2017. Nesta quinta-feira, 19, colaboradores de Cuiabá participaram de uma palestra ministrada pela associação sem fins lucrativos MTmamma e ampliaram os conhecimentos a respeito da importância do toque.

“A obrigação da sociedade é se preocupar e a da equipe médica é saber se essa preocupação é necessária ou não. A partir do momento que a pessoa procura ajuda, nós temos acesso a elas e podemos dar algum diagnóstico”, afirmou a estudante do 6º ano de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso e voluntária em projetos do MTmamma, Caroline Martins Bezerra.

Segundo a estudante, homens e mulheres estão suscetíveis ao câncer e o principal problema é a procura pelo exame clínico quando a doença atinge um estágio avançado. “Quando descoberto no início, o tratamento é mais fácil, por isso orientamos que seja feito o autoexame periodicamente e ao aparecer quaisquer situações suspeitas que procure o médico”, afirma.

A prestadora de serviço Gracielle Silva viveu isso de perto quando sua irmã, de 16 anos, descobriu nódulos nos seios. “Os tumores eram benignos e agora ela faz acompanhamento médico. Por mais que não tenha sido câncer foi importante procurar ajuda no início”.

Mesmo considerando que a partir dos 40 anos de idade o risco seja maior, quando há fatores genéticos orienta-se um acompanhamento mais cedo, aos 35 anos. Entre outros fatores estão a exposição à radiação ionizante, primeira gestação após os 30 anos, menopausa tardia e sedentarismo. O autoexame é importante porque esses cuidados reduzem a possibilidade do câncer, não a extingue, como foi o caso da aposentada Nice Leite Lozich, palestrante no evento. “Eu não me encaixava em nenhuma dessas situações e mesmo assim eu fui diagnosticada com câncer, por isso, agradeço a Eletronorte por abrir esse espaço para que a conscientização pelo autoexame aumente e as pessoas que porventura tiverem nódulos, que procurem ajuda médica logo”, destaca.

Apoio

A mobilização na Empresa existe desde 2013, seja por meio da distribuição de laços, pela realização de palestras ou pelo patrocínio da Campanha em Mato Grosso. Além da palestra, desde o dia 11 de outubro, quem passa à noite pela Avenida Archimedes Pereira Lima também percebe algo diferente. A placa de identificação da Empresa está iluminada em apoio à Campanha.

A empregada Solange Maria da Silva enalteceu a iniciativa. “Ao longo dos anos que estamos participando, a conscientização é fundamental para aumentar a chance de cura. A cada ano, o aprendizado e a conscientização aumentam. A medicina sempre evolui, o público muda e esse grupo amplia quando falamos para a família, o vizinho e a comunidade.”

Agência Eletronorte/Mato Grosso, por Nágera Dourado

Sobre o autor  ⁄ Michele Silveira

Sem comentários