Regional de Roraima mantém certificação na Norma ISO 9001:2008

Em auditoria externa realizada no último mês de outubro, a Regional de Operação de Roraima (OTOO) confirmou a certificação nos processos  financeiro e de aquisição na Norma ISO 9001:2008. A conquista se deu pelo fato de os  resultados alcançados terem sido de zero não conformidade.

A conclusão da auditoria considera o sistema de gestão adequado e aplicado. Relata que os entrevistados apresentaram um nível de competência adequado, consciência dos processos nos quais estão envolvidos e comprometimento com as regras do sistema de gestão.

Durante a auditoria é verificado o atendimento aos requisitos da Norma ISO 9001 e com base nas evidências poderão ser feitas observações, recomendações de melhorias e apontamento de não conformidades. A engenheira de Operação Ediresa Garcia Ferreira explica que “quando não há registros de não conformidades, significa que foram atendidos todos os requisitos estabelecidos pela Norma, na amostragem inspecionada pelo auditor”.

Durante a auditoria, foram verificados os seguintes processos: direção, financeiro, tecnologia da informação, treinamento, aquisição, assessoria jurídica e serviços gerais. Segundo a auditoria, a direção da Eletronorte tem apoiado o sistema e acompanha junto aos processos os objetivos e metas da qualidade e tem liberado os recursos necessários para as melhorias, incluindo infraestrutura e treinamentos. Os indicadores dos objetivos e metas da qualidade estão atualizados e sendo monitorados mensalmente, e em setembro variaram de 96% a 100%.

A recertificação na NBR ISO 9001:2008 atesta o comprometimento da Empresa com a gestão dos processos e o atendimento de todos os requisitos da Norma. “A continuidade da aplicação desta ferramenta de gestão garante à Eletronorte a padronização dos seus processos e os bons resultados em auditorias posteriores, bem como no fornecimento de informações confiáveis e no prazo aos órgãos de controle e fiscalização. Os excelentes resultados obtidos na Auditoria Interna Administrativa e Contábil (CAA) nos últimos anos são também fruto da correta aplicação da gestão com base na NBR ISO 9001:2008”, acrescenta Ediresa.

Em 2007, a Regional de Roraima recebeu a sua primeira certificação na ISO 9001 nos processos de aquisição e financeiros. A partir de 2007,  uma vez por ano, os processos são auditados por organismo certificador, acreditado pelo Inmetro no Brasil para a realização da Auditoria de Manutenção do Certificado ISO 9001, concedido na Auditoria de Certificação que é válida por três anos. Assim, a cada três anos, o ciclo Primeira Certificação, Manutenção e Recertificação dos processos se repete.

Agência Eletronorte, por Érica Neiva

Sobre o autor  ⁄ cesar

Sem comentários