Seminário de Gestão Ambiental conscientiza moradores de reservas no Pará

A Superintendência de Gestão de Ativos de Produção da Geração (OGG) participou no último fim de semana das programações do 2° Seminário de Gestão Ambiental das Reservas Ipaú-Anilzinho. O Seminário objetiva avaliar os principais avanços, limites e desafios ao longo de 10 anos de criação da Reserva Extrativista (Resex) Ipaú-Anilzinho, no município de Baião, no Pará.

Por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Divisão de Ações Ambientais da Geração (OGGAA), a Eletrobras Eletronorte trabalha para contribuir com a conscientização dos moradores da Resex e doou 1.200 mudas de espécies nativas nas comunidades de Anilzinho e Joana Peres.

Por meio da Divisão de Ações Ambientais da Geração (OGGAA), a Eletrobras Eletronorte participa dos programas de educação ambiental, germoplasma florestal e fiscalização do uso de recursos naturais, além de equipe de apoio transporte. O objetivo é contribuir com a conscientização dos moradores da Resex, por meio de palestras, e do atendimento pelo ônibus biblioteca nas comunidades de Anilzinho e Joana Peres.

Durante o Seminário, a OGG ainda expôs as ações do Programa de Germoplasma Florestal aos participantes e 171 crianças puderam conhecer o espaço do ônibus biblioteca. Foram 124 crianças atendidas na comunidade do Anilzinho e mais 47 em Joana Peres.

Para Adriana Higino, Gerente da OGGAA, “o trabalho de educação ambiental não volta vazio nunca. Cada criança e adulto que ouviu nossa mensagem, recebeu uma muda ou semente, entrou no ônibus, vai guardar uma lição para sua vida. Nossa missão é influenciar para que escolham o caminho da preservação.”

Vicente Serrão, morador do Anilzinho há 40 anos, e um dos fundadores da reserva,  falou sobre a importância desse trabalho para a comunidade, que conta com mais de mil pessoas. “É importante que essas informações sejam repassadas constantemente por pessoas capacitadas e, neste caso, por uma empresa que foca na questão da sustentabilidade como a Eletrobras Eletronorte. Essa mensagem é muito importante, principalmente para as novas gerações, pois são eles quem vão manter a reserva viva”, declarou.

Adriana Higino agradecer os membros das equipes que participaram da ação. “O envolvimento da equipe de fiscalização, nossos motoristas, toda a equipe de educação ambiental mobilizada, a participação da equipe de comunicação, foram essenciais para o sucesso das atividades”, concluiu.

Agência Eletronorte/Tucuruí, por Denis Aragão

Sobre o autor  ⁄ cesar

Sem comentários