Controle de Lições Ponto a Ponto representa Mato Grosso na VI Seci

Gestão Integrada no Controle de Lições Ponto a Ponto (CLPP) foi o trabalho que representou a Regional de Operação de Mato Grosso na VI Semana Eletronorte de Conhecimento e Inovação (Seci), realizada de 21 a 23 de novembro na sede da Eletronorte em Brasília. A OTOM foi representada pelo empregado Junior Passarelli Antunes, um dos idealizadores da melhoria que é desenvolvida em Mato Grosso desde 2010.

O CLPP consiste de um sistema de cadastro digital das principais atividades das áreas de manutenção e operação de Mato Grosso. Segundo o engenheiro Johnnattann Pimenta Guedes, existem três tipos de lições ponto a ponto: a primeira é composta pela descrição dos (procedimentos básicos, como um passo a passo de determinada atividade; a segunda visa identificar pontos problemáticos e reincidentes, condições inseguras e locais de difícil acesso das instalações; enquanto a terceira consiste em uma proposta de melhoria para os defeitos identificados na LPP anterior.

“As LPPs eram manuais e digitalizamos o processo. Criamos um formulário-padrão no sistema para cadastro digital e atualmente os empregados incluem novas lições, os aprovadores recebem notificação por e-mail, e após validação, o processo está apto para ser disseminado”, explica.

Em 2017, a Seci foi realizada por meio de um novo formato. Cerca de 200 participantes inscreveram 50 trabalhos encaminhados para uma pré-avaliação. Os 25 selecionados se apresentaram presencialmente em Brasília. Os três melhores receberam premiações e os demais  tiveram o reconhecimento institucional pela participação.

O trabalho de Mato Grosso foi apresentado em um painel durante a Feira de Inovação Tecnológica e em formato de palestra. “Neste ano, a OTOM não trouxe nenhum trabalho para concorrer na Seci, pois no modelo atual é necessário que os trabalhos estejam em um novo ciclo de melhorias e os existentes estão justamente no meio desses ciclos. Sobre o trabalho CLPP pude fazer uma apresentação diferenciada demonstrando em uma palestra com caráter motivador a importância do conhecimento e de sua disseminação na Eletronorte, e mostrando o papel desse trabalho no fluxo de informações corporativas, e como ocorre a integração dos diversos empregados e órgãos da Empresa”, explicou Junior.

Além de Passarelli, também participaram do evento o gerente da Divisão de Operação de Rondonópolis (OTOMR), José Rubens Ramalho Urdiales, e o gerente da Divisão de Operação de Sinop (OTOMI), Felipe Zanini, que foram examinadores de trabalhos do evento. (Agência Eletronorte/Mato Grosso)

Sobre o autor  ⁄ Michele Silveira

Um comentário

  • Responder
    Jorge Furtado
    Janeiro 3, 2018

    Parabéns pelo trabalho. Penso que deveria ser disseminado para outras regionais.