Regional de Operação de Roraima participa da II Semana de Engenharia Elétrica da UFRR

Entre os dias 22 a 24, a Universidade Federal de Roraima (UFRR), em parceria com a Regional de Operação de Roraima (OTOO), realizou a II Semana de Engenharia Elétrica.

Na abertura do evento, a Regional, representada pelo gerente da Divisão de Coordenação Técnica Francisco Caleide Flores da Costa, foi agraciada com um certificado de reconhecimento pela participação do corpo de engenheiros e técnicos da subestação Boa Vista no processo de complementação de ensino da profissão e sua disposição sempre ao serviço da Universidade Federal de Roraima. O empregado da Eletronorte Miguel do Rosário, que é formado em engenharia elétrica, também foi homenageado, recebendo um certificado por ter coordenado com múltiplas atividades, possibilitando a complementação de ensino da profissão dos alunos do curso de engenharia da UFRR.

O evento teve como tema “Um olhar para o futuro”, abordado como sugestão dos alunos para traçar planos de carreira quando se deparam com as diversas possibilidades oferecidas pelo mercado roraimense. Como objetivo geral a Semana proporcionou um ambiente que favoreceu a interação entre os pesquisadores, docentes, discentes e profissionais da área de energia elétrica e engenharia do estado de Roraima, disseminando conhecimentos e debatendo temas importantes no contexto energético, que estejam em destaque no cenário nacional, e  fortalecendo, dessa forma, a troca de informação e a integração entre as instituições.

A Eletronorte Roraima contribuiu principalmente para a formação dos alunos de engenharia elétrica com conhecimentos práticos dos nossos especialistas, promovendo a interação entre os profissionais da área, visando futuras parcerias, e socializando os conhecimentos entre a universidade, docentes e a comunidade.

O evento contou com palestras de profissionais regionais e de outras universidades. Houve apresentação de ensaios (testes em laboratório) e experiências próprias do setor industrial nas áreas de transmissão de energia, contando com uma contribuição significativa dos profissionais da Eletronorte Roraima.

Empregados da Eletronorte nas áreas de SPCS, eletromecânica e linha de transmissão participaram efetivamente das oficinas e minicursos. As oficinas abordaram temas como linha de transmissão, proteção e controle de linhas de transmissão, manutenção de transformadores de potência, com estudo e análise do óleo do transformador e outros equipamentos especiais da subestação de transmissão.

O encerramento da participação da Eletronorte Roraima no evento foi com o empregado Joaquim Américo Pinto Moutinho, que ministrou uma palestra sobre o tema “Proteção de linhas de transmissão de energia elétrica – linha de interligação Brasil – Venezuela 230 kV”, em que apresentou o sistema de proteção aplicado a essa linha de transmissão, com foco na linha de interligação Brasil – Venezuela. (Agência Eletronorte/Roraima, por Carlos Feitosa)