Curso de Proteção em Sistemas Elétricos de Transmissão capacita estagiários

“Tenho comentado com os colegas sobre as oportunidades que a Eletronorte oferece aos seus estagiários. Um curso específico como esse já é uma grande diferença no meu currículo e, com certeza, vai ajudar na minha formação. Além da teoria, a Empresa também possibilita a prática das atividades”. A avaliação é de Pedro Henrique Borges, estagiário de Engenharia Elétrica lotado no Departamento de Gestão do Desempenho da Operação (OEOD) da Eletrobras Eletronorte. “Vejo esse curso como um gerador de conhecimento que vai resultar em grandes chances no futuro”, afirma.

Pedro foi um dos participantes do Curso de Proteção em Sistemas Elétricos de Transmissão, ministrado para os estagiários pelo engenheiro eletricista Rogério Coelho da Silva, lotado no Departamento de Planejamento e Expansão da Geração e Transmissão Planejamento da Eletronorte. Segundo ele, o curso é importante para o desenvolvimento profissional desses jovens. “Obter informações de uma área tão específica como essa ajudará os estagiários a terem acesso ao conhecimento prático e teórico de profissionais que já atuam no setor elétrico, e, dessa forma, se tornam mais capacitados para concorrerem às oportunidades ofertadas no mercado de trabalho”, disse.

Com a carga horária total de 30 horas, o primeiro módulo do curso teve cinco semanas de duração e foi realizada para as turmas de estágio matutino e vespertino, às segundas-feiras. O encerramento aconteceu no dia 18 de dezembro. Os principais conteúdos abordados foram: Introdução ao Sistema de Proteção; Evolução dos Relés; Uso das Ferramentas Computacionais de Curto-Circuito; Análise de Ocorrências; Análise de Perturbações Ocorridas no Sistema Elétrico de Transmissão; Teleproteção; entre outros.

O objetivo principal do curso foi fornecer aos alunos os conceitos necessários para o entendimento dos princípios básicos associados com a Proteção em Sistemas Elétricos de Transmissão, coordenando os diversos elementos que constituem um sistema de proteção. Além de revisar os princípios de curto-circuito no sistema elétrico, envolvendo linhas e transformadores de transmissão e distribuição, geradores, bem como familiarizar o aluno com a metodologia adotada pelas empresas de transmissão no setor elétrico do Brasil. A Empresa deve oferecer em 2018 outros dois módulos a respeito do assunto.

Agência Eletronorte, por Rebeca Dominick e Ednilza Costa

Sobre o autor  ⁄ Michele Silveira

Sem comentários