Eletrobras Eletronorte comunica a abertura das comportas da UHE Samuel | Agencia Eletrobras Eletronorte

Eletrobras Eletronorte comunica a abertura das comportas da UHE Samuel

A Eletrobras Eletronorte, por intermédio da Regional de Operação de Rondônia, divulgou um comunicado que informa a abertura das comportas do vertedouro da Usina Hidrelétrica (UHE) Samuel no dia 5 de fevereiro de 2018, em decorrência da intensificação das chuvas.

A operação será realizada tendo em vista que o atual período de inverno registra ocorrência de chuvas acima da média normal. A abertura do vertedouro acarreta aumento da vazão à jusante da barragem, que pode causar o alagamento das áreas de várzeas do Rio Jamari.

A UHE Samuel está localizada no Rio Jamari, município de Candeias do Jamari, em Rondônia, a cerca de 52 km da capital Porto Velho, e possui capacidade instalada de 216 MW. A Usina, cuja operação comercial teve início em 1989, possui uma energia assegurada de 85 MW.

A cota de montante a ser mantida durante o período das cheias no reservatório de Samuel será no máximo de 87,40 metros. À jusante, o nível poderá variar em até 10 metros do nível atual na cota 53,30 metros.

Após abertas, as comportas podem despejar até um milhão e trezentos mil litros de água por segundo no Rio, durante o tempo em que permanecerem as grandes quantidades de chuvas. A equipe de Meio Ambiente da Eletrobras Eletronorte realizou, com antecedência, comunicado às comunidades ribeirinhas e à Secretaria Estadual de Meio Ambiente  sobre o acontecimento.

Agência Eletronorte

Sem comentários