Eletrobras Eletronorte inicia abertura das comportas da Usina Tucuruí

A Usina Hidrelétrica Tucuruí, localizada no sudeste do Pará, abriu as quatro comportas no último dia 12 para evitar que o lago ultrapasse a cota máxima de 74 metros. O grande volume de água que chega à Usina é causado pelas constantes chuvas na sua zona de influência e na região Sul do Pará. O nível do Rio Tocantins que atingiu na última segunda-feira a cota 70,63 metros, pode encher ainda mais nos próximos dias.

A manobra de abertura do vertedouro se faz necessária para manter o nível do lago em uma cota considerada segura. Da mesma forma, a segurança dos ribeirinhos nos sete municípios da região é um dos fatores que contribuem para a abertura gradual do vertedouro. Além da abertura do vertedouro, a Eletrobras Eletronorte começou a divulgar o boletim de níveis de vazão em Tucuruí e Marabá.

O serviço de utilidade pública orienta sobre a situação hidrológica do Rio Tocantins e aponta os níveis de vazão em Tucuruí e Marabá. O boletim divulgado no último dia 12 mostra que o nível de Tucuruí é de 3,25 metros, e em Marabá, 10,44 metros.

Tucuruí

Principal geradora do sistema Norte-Nordeste, Tucuruí passou a fazer parte do Sistema Interligado Nacional em março de 1999, com a conclusão da Interligação Norte-Sul. Essa linha permite a preservação de reservatórios hidrelétricos em outras regiões durante o período hidrológico favorável no Rio Tocantins.

Localizada no sudeste do Pará, Tucuruí tem sido reconhecida ao longo dos anos, tanto pela satisfação dos clientes e consumidores, quanto pelas diversas premiações recebidas, devido à excelência da gestão empresarial. Essas conquistas são fruto da prática constante dos valores do Credo da Eletrobras Eletronorte: excelência na gestão, valorização das pessoas, comprometimento, aprendizado contínuo, empreendedorismo, ética e transparência.

Sobre o autor  ⁄ cacau

Sem comentários