Eletrobras Eletronorte amplia em 50% a capacidade da Subestação Ariquemes | Agencia Eletrobras Eletronorte

Eletrobras Eletronorte amplia em 50% a capacidade da Subestação Ariquemes

A Eletrobras Eletronorte, por meio da Regional de Operação de Rondônia, disponibilizou para operação comercial, no dia 4 deste mês, o terceiro transformador de 60 MVA na Subestação Ariquemes. O empreendimento que tinha a capacidade instalada de 120 MVA passou a operar com 180 MVA. Com o trabalho entregue dentro do prazo, a Subestação agora opera com mais  50% de potência instalada.

A Subestação que se encontra em operação há 23 anos e leva o mesmo nome da cidade rondoniense Ariquemes, situa-se a cerca de 200 km da capital, Porto Velho, e fornece energia para mais de 46 mil consumidores de Ariquemes, Alto Paraíso e Monte Negro. Juntos, esses municípios totalizam  mais 140 mil habitantes.

Ariquemes, com população estimada em 105 mil habitantes, é uma das cidades do interior com a maior arrecadação estadual, destacando-se na pecuária e na produção de café, cacau, guaraná e cereais. Além disso, reúne inúmeras indústrias de diversos segmentos.

O aumento da capacidade da Subestação traz maior confiabilidade para a economia da Região,  ou seja, com flexibilização no processo de manutenção e evitando, assim, cortes de carga e, consequentemente, multas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em caso de desligamento.

De acordo com o engenheiro Raimundo Nonato Pacheco Soares, gerente da Regional de Operação de Rondônia, a implementação do terceiro transformador tem como principal objetivo  a confiabilidade operacional. “A ampliação da Subestação visa maior confiabilidade e segurança na transmissão de energia, uma vez que agora são três transformadores, ou seja, na ausência de um, existem outros dois para o suprimento das necessidades dos consumidores locais”, explicou.

Na observação de Rage Myrria, técnico da Eletronorte e coordenador de Campo,  esse projeto exigiu muito das equipes envolvidas. Ele relata: “Apesar das exigências, conseguimos concluir tudo dentro da programação estabelecida pela agência reguladora de energia. Com a entrada em operação do terceiro transformador a população ganha com a qualidade da energia fornecida, o sistema fica mais robusto com o aumento de receita para a Empresa e há maior flexibilidade para  o atendimento das programações de manutenção”.

Segundo o superintendente de Ativos da Transmissão Oeste, Walter Fernandes Santos, Rondônia concentra uma equipe técnica muito bem preparada. Na sua opinião, trabalhos como esse requerem que profissionais tenham habilidade e experiência. “Parabenizo a todos os profissionais da  Regional envolvidos e agradeço a participação de engenheiros e técnicos da Sede pelo empenho,  competência e integração neste trabalho”, enfatizou.

Agência Eletronorte/Rondônia

Sem comentários