Mato Grosso: Subestação Coxipó aumenta a capacidade de transformação com mais 50 MVA

Desde ontem, 27, a transmissão de energia elétrica no estado de Mato Grosso está sendo reforçada em 50 MVA. Foi energizado o segundo autotransformador trifásico de 150 MVA 230/ 130/ 13,8 kV e conexões na Subestação Coxipó, que amplia a capacidade de transformação para atendimento à região metropolitana de Cuiabá e contribui para a eliminação de sobrecarga da transformação 230/138 kV da Subestação.

O equipamento entrou em operação com antecipação de nove meses em relação ao prazo estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), agregando uma Receita Anual Permitida (RAP) para a Empresa de R$ 2,28 milhões, a preços de junho de 2017. A obra ocorreu em atendimento às Resoluções Autorizativas da Aneel nº 5.565, de 17/11/2015, e nº 6.256, de 4/4/2017. O montante de investimentos para essa etapa do empreendimento foi de R$ 7 milhões.

Respondendo pela Superintendência de Transmissão, Marcos César de Araújo destaca que a integração entre as equipes foi fundamental para a conclusão dessa fase. “A implantação do equipamento contribui para maior confiabilidade energética ao estado de Mato Grosso, cuja complexidade exigiu uma grande integração das equipes da Diretoria de Engenharia e da Diretoria de Operação”.

Em 2018, foram concluídos três empreendimentos no estado, todos energizados dentro dos prazos estipulados pelos órgãos reguladores. Segundo o gerente da Divisão de Obras e Transmissão Oeste (EETEO), Hélio Cesar Monti, a antecipação da obra evidencia a capacidade técnica da Eletronorte e contribui com o crescimento do país. “Esta é a oitava energização consecutiva com antecipação em relação ao prazo estabelecido pela Aneel, trazendo benefícios para a empresa, com a antecipação de receitas, e para a sociedade, em função do aumento da capacidade energética”, destaca.

Agência Eletronorte/Núcleo Mato Grosso

Sem comentários