Eletronorte sedia Assembleia do Comitê Permanente para Questões de Gênero, Raça e Diversidade do MME | Agencia Eletrobras Eletronorte

Eletronorte sedia Assembleia do Comitê Permanente para Questões de Gênero, Raça e Diversidade do MME

De 19 e 20 de junho, na sede da Eletronorte, em Brasília, foi realizada a 35ª AssembleiaGeral Ordinária (AGO), coordenada pelo Comitê Permanente para Questões de Gênero, Raça e Diversidade do Ministério de Minas e Energia e Entidades Vinculadas (Cogemmev).

 O objetivo do encontro foi trocar experiências, alinhar entendimentos e definir diretrizes para a criação de um plano estrutural para os próximos dois anos do projeto. O Cogemmev tem a finalidade de fomentar ações que promovam as questões das políticas para as mulheres e da equidade de gênero, raça e diversidade, alinhadas aos compromissos governamentais e aos indicadores corporativos, visando a sustentabilidade nas áreas de competência do Ministério de Minas e Energia e das Entidades Vinculadas.

O diretor de Gestão Corporativa da Eletronorte, Astrogildo Quental, destacou a importância do tema para as empresas no Brasil e no mundo. “Temos muito orgulho do compromisso assumido pela Eletronorte e é uma alegria receber aqui entidades que acreditam na equidade como instrumento de sustentabilidade empresarial”, disse.

Além disso, o Comitê também busca assegurar o cumprimento de projetos e programas definidos pelas diretrizes do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM), por legislações nacionais e compromissos específicos que tratam de políticas para as mulheres, questões de gênero, raça e diversidade, a serem executadas como Política de Estado.

Durante o evento, Adriana Carvalho, gerente dos Princípios de Empoderamento das Mulheres na ONU, destacou a importância do envolvimento das empresas no projeto, pois dessa forma, segundo ela, torna-se possível modificar os processos, a cultura e as condições de trabalho nessas organizações.

Por fim, a Assembleia pretendeu, ainda, propor políticas que promovam a igualdade no trabalho, relacionando-as ao acesso, remuneração, ascensão, permanência e desenvolvimento, independentemente da raça, etnia, orientação sexual ou deficiência, para, dessa forma, construir ambientes de trabalho com oportunidades para todos.

Agência Eletronorte, por Brenda Marinho

Sem comentários