Obras da Usina Hidrelétrica Sinop estão em fase de conclusão

Com 99,8% de avanço global e a obra principal pronta, a Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop aguarda apenas a emissão da Licença de Operação (LO) para fechar as comportas das adufas e, assim, iniciar o enchimento do reservatório. Na próxima fase, a ênfase principal será a finalização das montagens eletromecânicas, que chegam a 98%, e o comissionamento para entrar em geração comercial, o que está previsto ainda para o final do ano.

Localizada no Rio Teles Pires, a 70 quilômetros de Sinop (MT), a Usina irá produzir 408 MW de energia que será distribuída pelo Sistema Interligado Nacional (SIN). A hidrelétrica abrange os municípios de Cláudia, Ipiranga do Norte, Itaúba, Sorriso e Sinop.

Atualmente, a Construtora Triunfo, juntamente com a Sinop Energia, concessionária da Usina, trabalham para finalizar o acabamento do vertedouro (estruturas civis e comportas), bem como a remoção da ensecadeira de jusante, liberando o canal de fuga e a bacia de dissipação do vertedouro. Também estão em fase de conclusão, o Sistema de Transposição de Peixes (STP), o acabamento da casa de força e da área de montagem e a finalização da rede de auscultação das estruturas de terra e de concreto.

A Sinop Energia é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pela Eletronorte (24,5%), Chesf (24,5%) e EDF Norte Fluminense, braço brasileiro da empresa Électricité de France (EDF), com 51%.

Sobre o autor  ⁄ dila

Sem comentários