Eletronorte assina contrato de construção de ponte em Itapuã do Oeste (RO)


Brasília – A Eletronorte assinou na manhã de hoje, 21 de dezembro, na sede da empresa em Brasília, o contrato de execução das obras de recuperação estrutural e conclusão da ponte sobre o reservatório da Usina Hidrelétrica Samuel, localizada no município de Itapuã do Oeste, em Rondônia. A empresa executora das obras será a Trena Terraplenagem e Construções e o valor do contrato é de R$ 17,9 milhões.

Desde 2002, a cidade aguarda uma solução para o transporte no local onde originalmente havia uma travessia. A nova ponte resolve também um antigo passivo deixado pela construção da Usina Hidrelétrica Samuel naquele município. Com o contrato assinado, o início da obra está previsto para o mês de janeiro de 2019, com conclusão em 2020. Hoje, a Eletronorte mantém uma balsa contratada para fazer a travessia, com custo anual superior a R$1 milhão.

Segundo o diretor de Gestão Corporativa da Eletronorte, Astrogildo Fraguglia Quental, trata-se de uma compensação ambiental que já deveria estar pronta, mas, por várias razões, atrasou por muitos anos. “Agora, em um novo processo, licitamos e contratamos a obra. É mais um compromisso da Eletronorte, uma empresa cidadã, com a região e a população de Rondônia, especialmente os moradores de Itapuã do Oeste”.

Gratidão – Presentes ao ato da assinatura do contrato, a deputada federal, Marinha Raupp, e o senador Valdir Raupp, ambos do MDB-RO, assinaram como testemunhas. Marinha ressaltou que “esse é um projeto desenvolvimentista numa região altamente produtiva. Mesmo com a balsa como alternativa de travessia, a população sofreu muitos anos sem poder escoar sua produção com eficiência, mas também sem perder a esperança de que essa ponte seria construída. Por isso, a nossa gratidão à Eletronorte e ao seu corpo técnico, que nos permitiu dialogar e concretizar esse sonho. Lembro que a ponte ainda vai interligar o município de Alto Paraíso e será também um elo de integração entre os dois municípios e a BR-364”. (Agência Eletronorte, por Alexandre Accioly) Leia também:

Sobre o autor  ⁄ Michele Silveira

Sem comentários