Pará Profissional certifica novos profissionais em Tucuruí

O Programa Pará Profissional certificou na manhã de 18 de dezembro, no Cine Roxy, na Vila Residencial da Eletronorte em Tucuruí, 180 alunos que concluíram os cursos de mecânico de motocicleta, mecânico de automóveis leves, eletricista de redes de distribuição de energia elétrica, cozinheiro industrial, costureiro industrial do vestuário, técnico em instalação e suporte em informática, e boas práticas na manipulação e higienização de alimentos/açaí-branqueamento, todos ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai.

A capacitação se deu pela parceria entre o Comitê Gestor Intersetorial de Educação Profissional e Tecnológica de Tucuruí, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura de Tucuruí, Governo do Estado, pela execução do Programa Pará Profissional, que é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, e pela Eletronorte, por meio da Superintendência de Gestão de Ativos de Produção da Geração, que cedeu as instalações do Centro Cultural e do Centro de Treinamento para a realização das aulas.

Sidésio Martins, diretor do Senai, enfatiza que a realização das qualificações só foi possível graças às parcerias firmadas entre os agentes públicos e privados. “Sem eles o Programa não teria êxito. Essa formação contribui para o crescimento dos municípios da região”, destaca o diretor. Um bom exemplo foi a procura pela formação em boas práticas na manipulação e higienização de alimentos/açaí-branqueamento, que em Tucuruí teve um índice alto de procura, sobretudo de profissionais já inseridos no mercado. “O que mostra o comprometimento dos estudantes e profissionais para com o bem-estar e a saúde da população”, observa Sidésio

Esforços – A Eletronorte foi representada na cerimônia pelo coordenador do Núcleo de Responsabilidade Social, Delciney Nava de Souza, que lembrou os esforços para instituir o programa Pará Profissional no município: “A Eletronorte tem cumprido seu papel em atender aos membros das comunidades da região. Por meio dessa capacitação, colaboramos com o desenvolvimento regional, sendo este um dos compromissos da Empresa”.

Ele destaca ainda que a Eletronorte já está trabalhando para que novos cursos possam ser ofertados para a comunidade no próximo ano. Hoje, há uma demanda reprimida de cerca de 170 cursos de capacitação nas mais diversas áreas e para suprir essa carência a Empresa tem apoiado a promoção de cursos com base nas especificidades regionais.

Andréia Queiroz recebeu seu certificado no curso de costureiro industrial do vestuário e fez questão de frisar o quão importante é a qualificação para os participantes. “Agora podemos atuar de forma mais profissional, pois o aperfeiçoamento é fundamental. Agradeço aos parceiros que puderam proporcionar essa grande oportunidade. A partir de agora é por em prática o que aprendemos”, enfatiza Andréia.

Audilan Schultz recebeu seu certificado em boas práticas na manipulação e higienização de alimentos/açaí-branqueamento. Muito emocionado, disse que “não é fácil, é uma luta constante e todas as vezes que tive oportunidade, nunca deixei de agregar conhecimentos. Não é mais pelo dinheiro e sim pelo conhecimento, pelo crescimento profissional. Peço a todos os jovens que se empenhem e que aproveitem cada oportunidade para crescer”, aconselha.

Cerca de três mil pessoas já foram qualificadas em um pouco mais de um ano pelo Pará Profissional, programa do Governo do Pará que oferta educação profissional e tecnológica nos setores de indústria, comércio e serviços, turismo e rural, para consolidar e ampliar as cadeias produtivas prioritárias para o desenvolvimento do estado.

Agência Eletronorte/Tucuruí

 

Sem comentários