Eletronorte prevê abertura das comportas da Usina Samuel em 14 de janeiro

A Eletronorte, em decorrência da intensificação das chuvas, efetuará a abertura das comportas do vertedouro da Usina Hidrelétrica Samuel. A previsão é para o próximo dia 14 de janeiro, mas caso haja ondas de vazão de cheia excepcionais, a abertura poderá ser antecipada.

A Empresa realizará a operação em virtude de o atual período de inverno registrar ocorrência de chuvas acima da média normal. A abertura do vertedouro acarreta aumento da vazão de jusante da barragem que pode causar o alagamento das áreas de várzeas do rio Jamari.

A cota da montante durante o período das cheias no reservatório de Samuel será de no máximo 87,40m. A última medição feita pelo Centro de Operação da Usina registrou o nível 86,45 m. Depois de abertas, as comportas podem despejar no rio até um milhão e quinhentos mil litros de água por segundo durante o tempo de incidência de grande volume de chuvas.

A equipe da área de Meio Ambiente da Eletronorte está providenciando comunicado às comunidades ribeirinhas e à Secretaria Estadual de Meio Ambiente sobre a abertura das comportas do vertedouro. (Agência Eletronorte/Rondônia)

Sobre o autor  ⁄ Agência Eletronorte

Sem comentários