Entra em operação reforço na subestação da Eletronorte em Vilhena (RO)

Com sete dias de antecipação ao prazo estabelecido pela Aneel, a Eletronorte colocou em operação, no último dia 27 de janeiro, reforço na Subestação Vilhena – Etapa Compensador Série 230 KV/115 MVAr, em Rondônia.

Com a entrada do empreendimento em operação comercial, o Sistema Interligado Nacional (SIN) recebeu importante reforço na capacidade de transmissão, além do aumento da confiabilidade e disponibilidade da linha de transmissão Jauru – Vilhena, em 230 KV.

Com o aporte de R$ 30 milhões, o empreendimento vai atender ao crescimento de demanda por energia elétrica e proporcionar à Eletronorte uma Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 3,5 milhões. O alto desempenho das equipes na execução dos serviços viabilizou a antecipação no prazo da Aneel. A obra também contribuiu com o desenvolvimento da economia local, movimentando a contratação de mão de obra, aquisição de insumos, aluguel de equipamentos e moradia.

Para o superintendente de Transmissão da Eletronorte, José Orlando, a subestação em Vilhena é mais um empreendimento de transmissão energizado antes do prazo, dando seguimento a uma sequência altamente positiva de antecipações ocorridas nos últimos anos na implantação dos empreendimentos de transmissão da Empresa. “Destaco a importância da integração e do empenho das equipes no sentido de viabilizarem as providências necessárias junto ao ONS, em razão das restrições operativas atualmente existentes no sistema em 230 kV de suprimento a Rondônia e Acre, resultando no sucesso da energização”, afirma.

Sobre o autor  ⁄ Agência Eletronorte

Sem comentários