Suprimento em Roraima: Eletronorte abre Chamada Pública


Eletronorte publicou ontem (6) uma chamada pública em que manifesta a intenção de receber inscrição de empresas interessadas em apresentar propostas de negócio de geração para participação do leilão de aquisição de Energia e Potência Elétrica destinado  ao atendimento ao mercado consumidor do Estado de Roraima, denominado Leilão para Suprimento a Boa Vista e Localidades Conectadas, de acordo com as Diretrizes definidas na Portaria MME nº 67 (1º/3/2018) e na Portaria MME n° 512 (21/12/2018). O certame está previsto para 16 de maio deste ano.

Nesse leilão, poderão ser apresentadas soluções de suprimento pelo  período de 15 anos, a partir de 1º/1/2021, dos produtos Potência (fontes renováveis e gás natural, com capacidade de modulação de carga e flexibilidade para operação variável) e Energia (exclusivamente fontes renováveis, com o compromisso de entrega consistente em produção anual de energia em MWh). Em relação a outras fontes que se enquadrem no produto Potência, o período de suprimento é de 7 anos.

A Eletronorte tem interesse em participar do certame, tendo em vista sua forte sinergia com a Região Amazônica, particularmente com o Estado de Roraima, onde chegou em 1989 com o objetivo de gerar, transmitir e comercializar energia elétrica em Boa Vista. Além disso,  desde 2001 também opera a interligação entre os sistemas elétricos do Brasil e da Venezuela para suprimento de energia à capital e localidades interligadas. A Empresa não possui projeto em carteira em Roraima para habilitação nos prazos exigidos, por isso há necessidade de realização de Chamada Pública, buscando projetos de geração e empresas desenvolvedoras das modalidades alcançadas pelas soluções de suprimento previstas para o Leilão, interessadas na constituição de parcerias com a Eletronorte.

O processo de Chamada Pública visa dar maior transparência à seleção de projetos para formação de parceria e foi aprovado pela Diretoria Executiva da Eletronorte e autorizado pela Eletrobras. Conforme declarou o Diretor-presidente da Eletronorte, Luiz Henrique Hamann, a Chamada Pública representa importante passo no sentido de garantir o suprimento energético a Roraima. Segundo ele, considerando tratar-se de sistema isolado com significativos desafios para fornecimento de energia, o processo ora iniciado é de fundamental importância para a continuidade do desenvolvimento do Estado. Um Grupo de Trabalho, com representantes das diretorias da Empresa, realizará entrevistas com as empresas interessadas que participarem da Chamada Pública, elaborando um relatório com os resultados do processo para avaliação da Diretoria Executiva da Eletronorte e do Comitê de Investimento do Sistema Eletrobras (CISE). O cadastramento das empresas interessadas na presente chamada pública deverá ser realizado até às 18h do dia 21/2/2019. Clique aqui e saiba

Sobre o autor  ⁄ Michele Silveira

Sem comentários