Atenta ao licenciamento ambiental, Eletronorte implanta sistema de gestão integrada


A Eletronorte está implantando um sistema de gestão integrada para aprimorar o gerenciamento dos processos fundiário, patrimonial e de licenciamento ambiental, cadastro e acompanhamento de licenças, condicionantes, não conformidades, auditorias ambientais, programas e estudos ambientais dos empreendimentos de geração e transmissão.

Até então, as áreas envolvidas não contavam com o apoio de um sistema integrado que permitisse o compartilhamento e tramitação de informações com alertas de prazos de vencimento de demandas, o que pode acarretar multas, despesas e prejuízos elevados para a Empresa.

Com um sistema de gestão integrada, além de atender de forma segura e imediata as demandas de emissão de relatórios e prestação de contas a agentes regulatórios, será possível evitar atrasos nas renovações de licenças ambientais; multas e penalidades, e a suspensão de licenças.

O gerente do Departamento de Meio Ambiente de Empreendimentos de Transmissão da Eletronorte, Newton Jordão Zerbini, explica que operar sem o devido licenciamento pode configurar crime ambiental passível de multa e sanções administrativas. “Com esse novo sistema haverá melhoria na gestão dos processos fundiários, patrimonial e ambiental de forma segura e tempestiva. O sistema de gestão integrado tem ênfase na sustentabilidade, ou seja, resolver as questões de caráter ambiental ou prevenir possíveis consequências negativas relacionadas aos nossos processos de produção”, afirma.

De acordocom o superintendente de Meio Ambiente, Jader Fernandes de Jesus, após a implantação do Programa de Gestão Integrada, a Eletronorte avançará em outro nível na Dimensão Ambiental: “Esse trabalho contribui, sobretudo, para o desenvolvimento sustentável na nossa área de atuação e evidencia o nosso comprometimento com as questões ambientais que permeiam os nossos ativos, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte”.

Maranhão – Com o mesmo intuito de promover o desenvolvimento sustentável e equilibrar as oportunidades de negócio com responsabilidade econômico-financeiro e socioambiental, a Eletronorte celebrou um termo de compromisso ambiental com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Estado do Maranhão. Trata-se de um documento imprescindível para a empresa atender a regularização ambiental das linhas de transmissão e subestações associadas nos municípios de São Luís, Miranda do Norte, Peritoró, Coelho Neto, Presidente Dutra, Timon, Porto Franco e Imperatriz.

Tucuruí – A Eletronorte também recebeu ofício do Ibama informando que a licença de operação referente à linha de transmissão em 500 kV Tucuruí/Marabá/Imperatriz/Presidente Dutra/São Luís – circuitos 1 e 2, foi automaticamente prorrogada devido ao efetivo cumprimento das condicionantes estabelecidas nas licenças anteriores. A renovação da licença contém as medidas e padrões de controle ambiental que servirão de limite para o funcionamento do empreendimento.

Agência Eletronorte, por Alexandre Accioly

Sobre o autor  ⁄ Agência Eletronorte

Sem comentários