Roberto Parucker assume a Presidência da Eletronorte

A partir de hoje (30) o diretor de Engenharia da Empresa, Roberto Parucker, assume a Presidência da Eletronorte.  Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Roberto Parucker exerceu cargos de direção executiva e de conselhos de administração em empresas do Setor Elétrico nos últimos dez anos.

Durante a cerimônia de posse, o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira, fez referência ao extraordinário potencial de desenvolvimento da região e à contribuição essencial que a Eletronorte dá ao País. “Temos a missão de perseguir as referências estabelecidas pela Aneel, obedecendo aos padrões de qualidade e confiabilidade exigidos. Hoje ele assume também a missão de dar suporte ao Conselho e à Diretoria para fazer os ajustes necessários com brevidade e tenho confiança na capacidade da administração do diretor Parucker”, afirmou. Wilson Ferreira destacou ainda a presença das mulheres na gestão das empresas Eletrobras e o compromisso da Holding com a equidade. 

Empossado, Parucker disse que o novo desafio é um incentivo para dar continuidade à essência do trabalho que já vinha desenvolvendo. “A Eletronorte vai fazer o seu papel. Somos uma empresa coesa em relação aos objetivos estabelecidos e acredito em uma gestão pautada pela união, simplicidade e clareza de propósitos. Não sou o que falam de mim, não sou o que faço e não sou o que tenho. Sou o filho amado de Deus, que me conduz e me dá discernimento. Minha esposa, Bruna, é fonte de inspiração, me dá equilíbrio e sou muito grato pelo que construímos juntos, todos os dias. Vou conduzir esse desafio com muita alegria e quero administrar esta Empresa com esse sentimento. A Eletronorte é extremamente importante, tem uma trajetória de compromisso com o país e com o setor elétrico brasileiro, e é um importante vetor de desenvolvimento para a região em que atua”. Segundo o presidente da Holding, por enquanto Parucker acumulará as funções da Diretoria de Engenharia e da Presidência.  

Desafios

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, André Pepitone, destacou a emoção de participar desse momento, já que a Eletronorte faz parte da sua vida. “Estou muito feliz por presenciar esse novo desafio e acompanhar a ascensão e importância das Empresas Eletrobras para o Setor Elétrico. Cabe à Aneel regular esse Setor e é preciso reconhecer a Agência como parceira, um órgão regulador que tem como principal função ouvir e dialogar. Sem dúvida temos grandes desafios pela frente, como a necessidade de fazer a Linha de Transmissão Manaus/Boa Vista o mais rápido possível e retirar o estado de Roraima do isolamento”, disse.

A conselheira Gleide Brito disse que esse é um momento promissor para grandes realizações: “Cortes são necessários, mas a Empresa não pode sobreviver só com cortes, precisa também de investimentos. Um dos nossos maiores desafios é o da unidade, sempre buscando integrar e fortalecer a Eletronorte”. Por videoconferência, a conselheira Gisélia Silva destacou a importância da parceria entre Diretoria e Conselho para o fortalecimento da Empresa. Segundo ela, esse é um momento de grandes desafios e que não tem dúvidas de que, juntos, será possível contribuir significativamente para o Setor Elétrico brasileiro.

O ex-presidente Luiz Henrique Hamann, encaminhou uma carta ao Conselho, agradecendo a confiança e o trabalho em parceria: “Em breve deveremos ter a Amazonas GT no nosso portfolio de negócios, teremos mais 130 novas pessoas com assessement concluído para o processo de renovação gerencial. Em especial agradeço ao presidente Wilson Ferreira pelo tempo de trabalho conjunto, companheirismo e aprendizado. Um abraço a todos e muito sucesso  para as nossas Empresas Eletrobras”.

Trajetória

Parucker também já atuou como conselheiro, diretor-presidente, diretor administrativo-financeiro e diretor-técnico da Alupar Participação S.A. Também tem experiência em gerenciamento técnico, administrativo e financeiro em ambiente regulado, gestão de contratos de usinas eólicas, PCHs e empresas de transmissão, em operação e manutenção de sistemas de transmissão da rede básica e produção de energia. Parucker também foi gerente de fabricação da Embraco – Empresa Brasileira de Compressores S.A. que integra o grupo americano Wirhpool. Atualmente é membro da International  Society of Bussines Leaders e conselheiro do Cigré-Brasil.

Sobre o autor  ⁄ Agência Eletronorte

Sem comentários