Inovações, melhorias e resultados: vai começar o 17º Sicam

Além de apresentar os resultados desenvolvidos pelas equipes da Superintendência de Gestão de Ativos de Produção da Geração da Eletronorte em cinco usinas hidrelétricas, o Sicam se consolida como uma das principais práticas de estímulo e valorização da força de trabalho


Camila Corassa e o Frederico Doerner são coordenadores de um dos nossos orgulhos: o Seminário Interno de Casos de Melhoria, o Sicam

De 4 a 19 de junho, a Superintendência de Gestão de Ativos de Produção da Geração (OGG) realiza a 17ª edição do Seminário Interno de Casos de Melhoria (Sicam), evento que apresenta os resultados de melhorias, inovações e inventos desenvolvidos pelas equipes das cinco usinas gerenciadas pela Superintendência.

Além de apresentar os resultados desenvolvidos pelas equipes da OGG, o Sicam se consolida como uma das principais práticas de estímulo e valorização da força de trabalho, sempre focando na participação voluntária dos colaboradores. Isso contribui para que a Eletronorte continue o caminho de excelência na gestão empresarial.

Ao todo, 80 trabalhos foram inscritos e as apresentações começam hoje (4) na Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes, no Amapá. Pela primeira vez, o (SICAM)  Sicam contará com esse formato itinerante e a programação segue contemplando os trabalhos neste mês, conforme o calendário a seguir: em Curuá-Una, Santarém, na próxima quinta-feira (6);  em Samuel, Rondônia, no dia 10; e em Belo Monte, Altamira, no dia 12,  encerrando a apresentação em em Tucuruí, nos dias 18 e 19.

Conforme o superintendente Antonio Augusto Bechara Pardauil, o 17º Sicam é resultado do trabalho realizado por um dos melhores times de profissionais do setor elétrico brasileiro e mundial. “O Seminário destaca o que há de melhor em cada uma das cinco plantas que compõem hoje a Superintendência. Um estímulo à valorização da participação voluntária no processo de busca da excelência”, explica Pardauil.

Nova fase, novos desafios

A coordenadora do Sicam, Camila Corassa de Ávila, explica que esta edição marca uma nova fase no formato do evento. Um exemplo de inovação na metodologia do Seminário são as formas de apresentações dos cases de melhorias ou de inovação que poderão ser apresentados oralmente, em PowerPoint e por outros meios de apresentação como vídeos, publicações, fotos, maquetes, entre outros. “Um avanço, pois os autores podem definir a melhor forma de apresentar e mostrar os resultados obtidos. O Sicam tem sido ao longo desses dezessete anos o mais importante evento de incentivo à inovação e disseminação do conhecimento em nossa superintendência”, enfatiza a coordenadora.

“O Sicam é uma das práticas de gestão que comprovam a expertise e a alta qualificação técnica dos profissionais que temos nesse grande time que reúne as usinas de Tucuruí, Curuá-Una, Samuel, Coaray Nunes e Belo Monte, avalia o coordenador Frederico Rodolfo Parente Doerner (na foto juntamente com Camila).

Os cases de melhorias ou de inovação serão enquadrados em duas categorias: Processos Finalísticos, que agregam as melhorias ou Inovações aplicadas aos processos finalísticos ou negócio empresarial, ligados aos macroprocessos de Geração e Transmissão de energia ou de negócios; e Processos de Apoio, que reúnem as melhorias ou Inovações aplicadas aos processos que dão suporte às atividades fins da Empresa.

O superintendente da OGG ressalta que mais do que uma ferramenta, o Sicam busca estimular, reconhecer e valorizar as pessoas e suas iniciativas. É o momento de mostrar os trabalhos que são feitos pelas equipes e que melhoram de forma simples, mas eficaz, as rotinas de trabalho. “Convido a todos e todas para participarem ativamente da programação, organizando as torcidas e acompanhando as apresentações dos trabalhos. Vamos fazer do evento um grande momento de união de todo o nosso time, não apenas em nossas usinas, mas também estimulando toda a Eletronorte e outras empresas do grupo a seguirem a trilha da incansável e persistente busca da excelência na gestão”, destaca Pardauil. (Agência Eletronorte/Tucuruí)

De 4 a 19 de junho a Superintendência de Gestão de Ativos de Produção da Geração – OGG realiza a 17ª edição do Seminário Interno de Casos de Melhoria (SICAM), evento que apresenta os resultados de melhorias, inovações e inventos desenvolvidos pelas equipes das cinco Usinas gerenciadas pela Superintendência.

Além de apresentar os resultados desenvolvidos pelas equipes da OGG, o SICAM se consolida como uma das principais práticas de estímulo e valorização da força de trabalho sempre focando na participação voluntária dos colaboradores o que contribui para que a Eletronorte, por meio da OGG, a atingir a excelência na gestão empresarial.

Oitenta trabalhos foram inscritos e começam a ser apresentados pela UHE Coaracy Nunes, no Amapá, nesta terça-feira, 4 de junho. Pela primeira vez, o SICAM contará com este formato itinerante e a programação segue contemplando os trabalhos em Curuá-Una, Santarém, no dia 6/06, em Samuel, Rondônia, no dia 10/06, em Belo Monte, Altamira, no dia 12/06, e encerrando em Tucuruí no dia 18 e 19/06.

Conforme o Superintendente Antonio Augusto Bechara Pardauil, o 17º SICAM é resultado do trabalho realizado por um dos melhores times de profissionais do setor elétrico brasileiro e mundial. “O Seminário destaca o que há de melhor em cada uma das cinco plantas que compõem hoje a Superintendência. Um estímulo à valorização da participação voluntária no processo de busca da excelência”, explica Pardauil.

Nova fase, novos desafios

A coordenadora do SICAM, Camila Corassa de Ávila, explica que esta edição marca uma nova fase no formato do SICAM. Um exemplo de inovação na metodologia do SICAM são as formas de apresentações dos cases de melhorias ou de inovação que poderão ser apresentados oralmente, em PowerPoint e por outros meios de apresentação como vídeos, publicações, fotos, maquetes, entre outros. “Um avanço, pois os autores podem definir a melhor forma de apresentar e mostrar os resultados obtidos. O SICAM tem sido ao longo desses dezessete anos o mais importante evento de incentivo à inovação e disseminação do conhecimento em nossa superintendência”, enfatiza a coordenadora.

O SICAM é uma das práticas de gestão que comprovam a expertise e a alta qualificação técnica dos profissionais que temos nesse grande time que reúne as usinas de Tucuruí, Curuá-Una, Samuel, Coaray Nunes e Belo Monte, explica o coordenador Frederico Rodolfo Parente Doerner (na foto juntamente com Camila).

Os cases de melhorias ou de inovação serão enquadrados em duas categorias: Processos Finalísticos, que agregam as melhorias ou Inovações aplicadas aos processos finalísticos ou negócio empresarial, ligados aos macroprocessos de Geração e Transmissão de energia ou de negócios; e Processos de Apoio, que reúnem as melhorias ou Inovações aplicadas aos processos que dão suporte às atividades fins da empresa.

O Superintendente da OGG ressalta que, mais que uma ferramenta, o SICAM busca estimular, reconhecer e valorizar as pessoas e suas iniciativas. É o momento de mostrar os trabalhos que são feitos pelas equipes e que melhoram de forma simples, mas eficaz, as rotinas de trabalho. “Convido a todos e todas para participarem ativamente da programação, organizando as torcidas e acompanhando as apresentações dos trabalhos. Vamos fazer do SICAM um grande momento de união de todo nosso time! Não apenas em nossas Usinas, mas também estimulando toda a Eletrobras Eletronorte e outras empresas do grupo a seguir a trilha da incansável e persistente busca da excelência na gestão”, destaca Pardauil. (Agência Eletronorte/Tucuruí)

Sobre o autor  ⁄ Agência Eletronorte

Sem comentários