Amapá
A Eletronorte chegou ao Amapá em 1974. O objetivo era concluir as obras da Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes, no rio Araguari, primeiro empreendimento da Empresa na Amazônia. O início da operação comercial da Usina foi com duas unidades de 20 MW de potência em cada uma.
A terceira unidade, com 30 MW, só veio mais tarde, em fevereiro de 2000, com 30 MW. Hoje a Usina tem uma potência instalada de 78 MW. Isso sem falar que a recente interligação do Amapá ao Sistema Interligado Nacional acelerou ainda mais a caminhada de evolução de Coaracy Nunes, que passou a integrar um dos sistemas mais modernos de transmissão de energia.
No Amapá, onde é representada pela Regional de Geração e Transmissão, a Eletronorte cumpre bem o papel de indutor de desenvolvimento do Estado levando a energia limpa e renovável que impulsiona o progresso e propiciando bem-estar e qualidade de vida ao povo amapaense. E faz tudo isso com a ajuda de profissionais especializados de diferentes áreas de atuação.
Esse trabalho tem sido reconhecido ao longo dos anos, não apenas pela satisfação dos clientes e consumidores, mas também pelas diversas premiações recebidas em função da excelência da gestão empresarial da Eletronorte e da prática constante dos valores do seu Credo, ou seja, foco em resultados, ética e transparência, valorização e comprometimento das pessoas, empreendedorismo e inovação e sustentabilidade.
Em 1989, a Eletronorte iniciou um processo de auditorias ambientais internas e, em 2001, no planejamento estratégico – ciclo 2001 a 2003, estabeleceu a diretriz de implantação de Sistema de Gestão Ambiental (SGA), com definição de certificação ISO 14001 dos empreendimentos de geração. Nesse mesmo ano já acontecia o primeiro ciclo anual do indicador de resultados Eficiência da Gestão Ambiental (IEGA). Esse indicador ambiental corporativo tem a aplicação da metodologia CAPDo, do TPM, e as auditorias ambientais internas são realizadas em todos os empreendimentos em produção.
Com base nas determinações da Superintendência de Gestão de Ativos de Produção da Geração – OGG, a partir de 2018, o escopo do Sistema da Gestão Ambiental com base na NBR ISO 14001:2015, no Amapá, compreende o conjunto de processos e atividades relacionadas à Geração Hidráulica de Energia Elétrica da Usina Coaracy Nunes (Clique aqui e acesse a Política).
Superintendência de Gestão de Ativos de Produção da Geração – OGG
Departamento de Geração do Amapá – OGGP
Endereço: Rua Paraná, 1350 – Bairro Santa Rita – CEP: 68901-260 – Macapá – A
Telefone: (96) 3198-4401/3198-4499
Gerente: Elton Valentim Oliveira Leite (elton.leite@eletronorte.gov.br)
Secretária: Shirley Bentes (shirley.bentes@eletronorte.gov.br)